Entrega das Tirinhas Educativas encerra nesta quarta-feira

14 de set de 2010 - dev

O prazo para entrega das Tirinhas Educativas “Xi… xiii, sujou!” nas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) encerra nesta quarta-feira (15). A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult) em prol da divulgação e fortalecimento do Projeto “Xixi na Rua, Não!, lançado pela Prefeitura de Salvador.

O objetivo é promover uma mobilização entre alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental para que eles construam tirinhas que abordem a temática de forma a gerar uma conscientização e o aprendizado com a prática à construção de valores e hábitos saudáveis.

“Considero bastante importante a realização desse trabalho para a construção de um melhor ambiente para todos nós. As escolas estão empolgadas para participar deste concurso e eu ficarei na torcida pela nossa vitória”, destacou a coordenadora da CRE Cajazeiras, Adenildes Teles.

O Projeto “Xixi na Rua, Não!” visa incentivar o corpo discente à prática de atitudes positivas para garantir a qualidade de vida dos soteropolitanos e turistas. A atividade também tem como objetivo promover a valorização dos espaços públicos e, conseqüentemente, a cidadania, incentivando à mudança do hábito de urinar nos logradouros públicos.

O Concurso – O julgamento das tirinhas terá três níveis sucessivos: na classe, o professor selecionará o trabalho de apenas uma equipe e encaminhará ao conselho escolar; na escola, pelo conselho escolar que selecionará apenas uma produção e encaminhará à Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para ser enviada à Secult, de 16 a 17 de setembro; e no órgão, uma comissão julgadora intersetorial selecionará a Tirinha Educativa vencedora, no período de 20 a 24 de setembro.

As produções serão selecionadas seguindo os critérios de conter no máximo quatro quadros; criatividade no texto escrito e na produção do desenho; conhecimento da temática; coesão; coerência; gramática do texto envolvendo acentuação, ortografia, concordância e pontuação; estética da letra legível e ausência de rasuras e produção de desenho.

O vencedor terá a Tirinha Educativa vinculada em campanha publicitária da Prefeitura de Salvador. A divulgação do resultado será feita através do portal da Secult (www.educacao.salvador.ba.gov.br no dia 27 de setembro e a premiação será no dia 30 de setembro, durante evento público na Praça Castro Alves.