O envolvimento da família na educação escolar das crianças e adolescentes é muito importante para a evolução do aprendizado e, em tempos de pandemia, essa atuação familiar se torna ainda mais necessária. Nesse sentido, unidades de ensino da Rede Municipal têm atuado para fortalecer a parceria escola/família e promover uma interlocução presente e acolhedora. Na Escola Municipal Hildete Lomanto, localizada no bairro do Garcia, por exemplo, a gestora Ida Ramos Guimarães formou uma força tarefa com professores e toda a comunidade escolar para estreitar a relação das famílias.
“Procuramos criar com os professores grupos de Whatsapp com o objetivo de informar as demandas e passar as orientações da escola. Em 2019, criamos os grupos dos alunos do Ensino Fundamental II e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Essa comunicação tem colaborado e muito, pois facilita e otimiza o nosso tempo, traz a família pra perto da gestão e ajuda a criar vínculos de pertencimento com o espaço, com o ambiente escolar”, destacou a gestora, ressaltando o resultados no aprendizado dos alunos.
Segundo a gerente da Gestão Escolar da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Nilce Gama, são várias as ações realizadas para construir e consolidar esse vínculo de parceria entre as escolas e as famílias. “Essa é uma das pautas de atuação da secretaria e das unidades escolares. É um trabalho que está vinculado especialmente às orientações, construção e manutenção de rotina de estudos. O envolvimento dos pais e responsáveis está na atenção, no conhecimento das rotinas, na garantia do cumprimento das atividades, bem como incentivo nos momentos de sucesso ou de dificuldades que surgirem”, disse.
Nilce citou ainda algumas atitudes que os pais podem ter para ajudar na educação desses alunos em casa. “Acompanhar se as atividades de casa estão sendo feitas com atenção, valorizar cada conquista e avanço das crianças e jovens, criar uma rotina fixa de estudos, apoiar a construção do vínculo e do respeito com o espaço escolar, dentre outras atitudes. A colaboração das famílias é importante uma conquista de melhores resultados para os alunos, tanto na educação formal, quanto no próprio desenvolvimento humano”, salientou.
A psicóloga e psicopedagoga Jamylle Dias Carvalho explica como essa relação entre família e escola reflete também no estímulo ao desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes. “É na infância que o desenvolvimento cognitivo ocorre de forma mais intensa, isso porque, nesse período, o cérebro está em evolução, formando novas sinapses (novas conexões), ou seja, transmitindo impulsos nervosos. Também é nesse período que o indivíduo começa a compreender a existência do outro e aprende a conviver com as diferenças. Portanto, é fundamental compreender isso e estimular esses aspectos. Isso pode ser feito em casa, a partir do incentivo a atividades lúdicas nos momentos de lazer, além da ajuda nas tarefas escolares, e pelo ensinamento sobre convivência e respeito ao outro”, afirmou.
Jamilly ressalta a importância da parceria entre família e escola. “Essa ação conjunta ajuda a criança a ter um melhor desenvolvimento nos estudos e a respeitar os colegas e professores. A criança não está só nessa importante missão, a escola também tem destaque no processo de aprendizagem dos alunos, uma vez que é responsável por proporcionar conhecimentos e permitir a convivência em coletividade, estimulando assim, o respeito ao outro”.
A dona de casa Neide Guedes, mãe do estudante Jonathan Wallace Guedes Moreira, 13, estudante do 8º ano da Escola Municipal Hildete Lomanto, disse que acompanha o desenvolvimento do filho nos estudos conversando com os professores e acompanhando as atividades em casa. “Acho importante estarmos presentes em todos os momentos, inclusive, quando somos convocados para reuniões. Assim podemos ficar cientes do que a escola tem oferecido para os nossos filhos e como eles estão se saindo nas atividades e no comportamento em sala de aula. Conversar, aconselhar e estar presente são ações essenciais tanto em casa como na escola”, ressaltou.