Equipe gestora da Smed visita as Secretarias da Educação de Sobral e Fortaleza.

21 de dez de 2021 - Jornalismo

Com foco no aprendizado dos estudantes e em promover o avanço nas habilitações em Língua Portuguesa, Matemática e Leitura diária e no crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a equipe gestora da Secretaria Municipal da Educação de Salvador (Smed) esteve em uma rica programação, visitando as unidades escolares de Sobral, número 1 na Educação brasileira, um dos maiores Ideb da região, com 9.1 de aproveitamento. Na oportunidade a equipe foi também à Fortaleza, para analisar de perto o trabalho que tem sido desenvolvido pelas equipes dos municípios, no que se refere ao atendimento e às diretrizes do programa Educar Para Valer.

A equipe pôde acompanhar a rotina administrativa e extracurricular de algumas escolas da região cearense, fortalecendo as ideias para colocar em prática tudo o que precisam para levar um ensino de qualidade em Salvador.

“A Secretaria tem uma parceria com a Educar Para Valer desde o início do ano quando o prefeito Bruno Reis entendeu que a experiência que eles têm no Ceará, que se iniciou em Sobral está consolidada, do ponto de vista de alfabetização, de impactos da aprendizagem dos estudantes e, consequentemente, na melhoria do IDEB. Então, Ceará é uma referência e nós aqui de Salvador fizemos a adesão ao programa que já busca, a partir dessas orientações da consultoria, estar fortalecendo a relação com o desempenho e formação de professores, da supervisão e acompanhamento das unidades escolares, com o processo de avaliação. Tudo isso a Secretaria já fazia, mas desta forma consolidada, articulada e permanente é algo que a gente tem que fortalecer na nossa rede e já estamos nesse caminho, e esta ida à Sobral teve exatamente essa busca de conhecer in loco essa experiência e conversar com as pessoas que fazem a educação acontecer“, destacou Cinthia Santos, diretora pedagógica da Smed.

Cinthia destacou ainda que a visita foi também a busca da melhoria da qualidade da educação pública, por meio de boas práticas de gestão avaliadas nos dois polos. “Eles vêm de uma trajetória de duas décadas e já tem nesse caminhar um percurso que tem muito a ensinar para Salvador. A nossa cidade tem alavancado nas posições e nos resultados, é como se a gente fosse buscar algo a mais, além do que o Educar Para Valer com os consultores que aqui estão mensalmente e periodicamente organizando as nossas ações, entendem que Salvador tem o próprio currículo, o próprio material e que tem uma equipe de professores que já vem fazendo isso. Colar com o gestor, com o coordenador, com o próprio professor e com a comunidade escolar também é muito importante para termos resultado, então essa ida nossa a Sobral, foi uma oportunidade muito bem vinda de aperfeiçoamento”.

Uma prática importante observada pela diretora pedagógica foi que os professores voluntariamente aos sábados, se reúnem com a comunidade para produzirem conteúdos, criando um vínculo de pertencimento e reponsabilidade. “Muito interessante esse momento que é uma concepção de um processo de formação in loco dos professores, onde se pensa desde a questão do planejamento, das questões conceituais teóricas, no que é preciso acontecer, dos materiais que são utilizados e produzidos e como esse desdobramento chega na sala de aula”.

Em Fortaleza a equipe gestora encontrou um panorama de qualificação profissional, conheceram uma academia de professores onde eles podem ter ao mesmo tempo lazer e aprendizado. “É um espaço que surgiu para atender aos professores em todas as suas especificidades. É uma relação de cuidado para o profissional que está na liderança dos processos de ensinar e aprender num espaço que você tem quadra de esportes, piscina, tudo isso em função da saúde.

“Tivemos em Fortaleza e fizemos uma visita à escola Laís Rodrigues, muito interessante, pois é uma escola modelo padrão, de tempo integral para anos finais. São 27 unidades, mas o município tem uma meta de alcançar 40, onde os alunos do sexto ao nono ano passam o dia. Eles têm refeições e são muito protagonistas. Todos têm o grêmio estudantil, além disso trabalham na perspectiva do empreendedorismo, do projeto de vida. São escolas que vem superando a infrequência pela proposta pedagógica que ela apresenta”.

De acordo com Cinthia, importante exemplo e mais um desafio que poderá ser utilizado em Salvador. “Isso nos traz desafios sim, pois é desejo da rede ampliar o turno integral, meta da gestão, trazer esse exemplo para os anos finais, um desafio a ser pensado. Nem toda experiência vista nesses polos vai ser imediatamente aplicada em Salvador”.

A diretora pedagógica avaliou a visita. “Salvador sai nessa experiência com a sensação de que a gente tem condições de avançar muito, pois temos estudantes capazes, professores preparados e uma equipe disposta e que acredita nessa transformação. Então, dizer que Salvador já está no caminho de que a gente vai superar, claro, de forma colaborativa, conjunta, discutida e planejada. Não estamos no inicio de uma caminhada, pois já estamos consolidando isso. Não está somente na Smed que tem uma equipe de formadores e supervisores, isso está específica para anos iniciais, mas que já vai se estender para anos finais, porque a gente não entende uma politica de Secretaria sem envolver os segmentos, e aí precisa entrar desde a educação infantil nos anos iniciais, anos finais e EJA, com esse tripé da formação, supervisão e avaliação”.

Cínthia encerra com questionamentos que ficaram explícitos na visita. “E o que Sobral nos diz é: Onde nós queremos chegar? Qual a nossa meta? Qual é o nosso desafio? Não é apenas a Smed enquanto órgão maior, no sentido Secretaria, é a meta que envolve todos os atores e cada escola precisa ter a clareza de onde ela quer chegar, cada professor em suas turmas precisa saber claramente aonde quer chegar. Então não é uma escolha é algo que tem que acontecer e ai a gente acrescenta que a Secretaria, a família, os estudantes, a comunidade devem ter o mesmo objetivo. Vamos criando esses combinados, esses ajustes e acordos que são necessários para que o processo de melhoria dos resultados aconteça”.