Estudantes do Cmei Mário Altenfelder, vencedores do prêmio Team Pôster Awards, da competição de Robótica do Programa First LEGO League Explore, visitaram a Smed na sexta-feira (02). Na ocasião, eles fizeram uma breve apresentação do projeto, apresentado em Curitiba. A Equipe Lobato que Transforma, composta por alunos do 3º ao 5º ano, liderada pelo professor, especialista em Artes Visuais Antônio Fernando Bulcão, criou um protótipo de sistema de energia solar para iluminar o comércio e residências no bairro do Lobato, com peças de LEGO.
O secretario Thiago Dantas parabenizou a equipe pela desenvoltura, que apesar de muito pequenos, defenderam o projeto com muita segurança e propriedade. “Significa que se dedicaram bastante aos estudos e souberam aproveitar as orientações do professor. Sem dúvida isso tudo surge, para nós pensarmos em oportunizar outros alunos, precisamos discutir um pouco a questão de como inserir esse tipo de conteúdo no currículo, de como incentivar e dar condições às escolas de participarem de eventos como esse”, disse Dantas.
A gestora do Cmei, Graça Suely Oliveira também acompanhou as crianças na visita e agradeceu o apoio da Smed por possibilitar a viagem aos alunos e professores envolvidos no projeto. “O que foi promovido para a vida dessas crianças, está impresso na alma delas para sempre, neste momento o que a Prefeitura poderia fazer para essas crianças e as outras que não participaram diretamente, mas foram contagiadas pela proposta. Elas estão sendo motivadas a aprimorarem a leitura, a escrita, comportamento, todas se mobilizaram na escola”, destacou.
No encontro, os alunos agradeceram todo o suporte ofertado, contaram sobre a experiência de viajar de avião pela primeira vez, de apresentar o projeto para a comissão e o quanto eles foram elogiados. “Essa oportunidade que tivemos, não é apenas para nos ajudar, mas para beneficiar a comunidade em que vivemos, muitas crianças mudaram depois que conheceram a Robótica. Pois nos faz pensar em desenvolver um futuro melhor para nosso Planeta”, explicou o aluno Enzo Lima Vieira do 4º ano.
O professor Antônio Fernando Bulcão contou que participar do projeto foi uma das melhores experiências que teve na profissão de educador. “Treinar uma equipe de Robótica de uma escola municipal, em tão pouco tempo e ganhar em uma das modalidades mais importantes, me faz acreditar que podemos mudar o mundo com a Educação”.
Integrantes da equipe Lobato que Transforma: Marllon Renato Souza de Melo, Enzo Lima Vieira, Mirian Pinheiro Conceição, Davi Lucca Faleiro de Lima, Leandro Levy Oliveira Santana, Sandro Henrique Chamusca Garcia.
Foto: Enaldo Pinto