Os estudantes selecionados para a segunda fase do Projeto Era uma vez… Brasil terão até quarta-feira (22) para manifestar interesse em prosseguir para a Etapa Campus, a ser realizada em Mata de São João (BA). Para isso devem enviar o Termo de Autorização, RG e Carteira de Vacinação do(a) estudante digitalizados) para o email: marici@origemproducoes.com.br . De Salvador, foram selecionados 57 alunos da Rede Municipal, das escolas Alfredo Amorim, Amélia Rodrigues, Arx Tourinho, Clériston Andrade, Dois de Julho, Hildete Lomanto, Yacy Vaz, Santo Inácio, José de Paula Moreira, Pirajá da Silva, Alexandre Leal, São Domingos Sávio e Teodoro Sampaio. A lista completa com os nomes dos alunos de Salvador e de Mata de São João pode ser acessada na página do projeto (clique aqui).
Sexta edição do projeto levará 100 estudantes e professores para intercâmbio em Portugal
A História do Brasil vai muito além do que está posto nos livros didáticos tradicionais. E é para exaltar a importância dos povos originários na construção histórica do país que existe o “Era Uma Vez…Brasil”, projeto de arte-educação que acontece nacionalmente e chega à sua sexta edição em 2022. A iniciativa mobiliza professores de História e alunos do oitavo e nono ano da rede pública de ensino de três estados e oito cidades brasileiras: Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto e Serrana, em São Paulo; Salvador, Mata de São João e Jacobina, na Bahia; e Belo Jardim, em Pernambuco.
O “Era Uma Vez…Brasil” desenvolve uma proposta pedagógica que acompanha o ano letivo das escolas. O projeto acontece em quatro etapas, realizadas simultaneamente em todo o país, e tem como resultado de uma delas um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal. Nesta sexta edição, o projeto contou com mais de 2.700 inscritos em todo o país e, em novembro, levará cerca de 100 brasileiros, entre alunos e professores de escolas públicas, para a Europa.
“Nosso foco é valorizar a perspectiva dos povos indígenas e africanos na formação identitária histórica e cultural do Brasil, exaltando a ancestralidade, diversidade, pluralidade, multiplicidade e trabalhando conceitos importantíssimos como antirracismo, afrocentricidade, indigenismo e ecossocialismo em todas as etapas do projeto”, destaca Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, empresa idealizadora do “Era Uma Vez…Brasil”.
O tema central do projeto é o processo de colonização do Brasil e os principais impactos das transformações instituídas pelos portugueses na vida de pessoas invisibilizadas pela História clássica, especialmente no período em que a corte esteve em solo brasileiro. Uma das referências básicas para o trabalho é o livro “1808”, do escritor Laurentino Gomes, que apadrinha o projeto desde o seu primeiro ano. Além de propor a pesquisa sobre história e cultura do Brasil, o programa estimula também a escrita e a leitura, além do conhecimento mais aprofundado sobre história em quadrinhos (HQ) e audiovisual.
Para viabilizar atividades durante todo o ano letivo, a iniciativa conta com parcerias importantes das Secretarias Municipais de Educação das cidades participantes e patrocínio de Grupo Moura, Lwart Soluções Ambientais, Rodonaves, Usina da Pedra e Yamana Gold. O “Era Uma Vez… Brasil” conta com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério do Turismo, Governo Federal.
Em cinco anos consecutivos de projeto, foram beneficiados quase 11 mil adolescentes de 414 escolas públicas localizadas em 27 municípios nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro.
Etapas – As atividades da primeira etapa do projeto, chamada de “Fatos Históricos”, aconteceram entre os meses de março e maio. Foram mobilizados mais de 118 professores nas oito cidades participantes em encontros sucessivos de formação e capacitação, incluindo vivências culturais de temática indígena e afro-brasileira. A partir desses encontros, foram propostas diferentes atividades de leitura, pesquisa e produção aos 2,7 mil alunos inscritos, tendo como resultado a produção de histórias em quadrinhos e vídeos de até um minuto com a temática do projeto. As cem melhores HQs produzidas por eles integrarão o livro “Era uma vez…Brasil”, que será distribuído em escolas e bibliotecas no Brasil e em Portugal.
Os estudantes que criaram as melhores HQs estão sendo anunciados em junho e seguem agora para a segunda etapa do projeto: o “Campus de arte-educação”. Nela, 500 adolescentes ficarão imersos em um acampamento participando de oficinas de interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências indígenas e afro-brasileiras. Como resultado desses encontros, os estudantes produzirão filmes curtas-metragens sobre tudo que aprenderam durante o processo. Os curta-metragens serão exibidos e divulgados também como resultado do projeto. Essa etapa é também decisiva para a seleção dos estudantes que seguirão para a etapa final do projeto, a viagem a Portugal.
Intercâmbio – Serão dez dias em Portugal vivenciando experiências e refazendo os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Além das visitas a pontos históricos, o grupo visitará escolas públicas e universidades de Lisboa e regiões próximas, onde terão a oportunidade de trocar informações diretamente com estudantes e professores portugueses falando, inclusive, sobre os aspectos culturais regionais do Brasil. Os estudantes brasileiros irão ainda apresentar os filmes produzidos e divulgar o livro de HQs junto às escolas e locais visitados.
Era uma vez… Comunidade
Realizada após o intercâmbio, a quarta etapa do projeto “Era uma Vez… Brasil” traz um diálogo direto com a comunidade de cada estudante, compartilhando e multiplicando assim os conhecimentos e a experiência adquiridos durante o projeto. Os participantes serão estimulados a produzir um ‘Projeto de Intervenção’ que impacte sua comunidade. Durante o encontro eles compartilharão suas visões, experiências e expectativas de transformação nas mais diversas naturezas: política, econômica, social e cultural.
Origem Produções é uma empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a empresa desenvolve, atualmente, trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com uma equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência.