Escola de Ilha de Maré é classificada em Concurso Desafio de Revezamento da Tocha

26 de out de 2021 - Publicidade

A Escola Municipal de Ilha de Maré foi classificada em 2º lugar no Concurso Desafio Escolar de Revezamento da Tocha.  A premiação é de R$ 3mil em materiais esportivos que serão gastos em kit de tênis de quadra, de mesa, bolas, raquetes, skates, kit de badminton  e mais uma série acessórios de diversas modalidades. Além do prêmio, os estudantes participarão de uma entrevista online com o atleta medalhista Vanderlei Cordeiro de Lima.

Os alunos tiveram que fazer uma tocha bem criativa e produzir um vídeo de 1 min dando ênfase ao símbolo de grande representatividade nos Jogos Olímpicos, que carrega a mensagem de paz e amizade. A competição envolveu escolas públicas e privadas de várias partes do País. “Recebemos o convite e prontamente fiz a inscrição. O maior desafio foi ver os educandos perderem a timidez, eles se dedicaram muito na produção do vídeo. Fiquei muito feliz pela desenvoltura e empenho de todos”, contou a professora de Educação Física, Ariany Cavalcante Lobo.

Conforme Ariany, muitos se viram desenhando, pintando, falando em público, cortando, colando e desafiando suas próprias limitações. “Foi muito bom escutar deles que fazer a tocha foi um momento relaxante, divertido e de desenvolvimento da criatividade. Sempre brinco com eles dizendo que devemos colocar a criatividade para dançar e o sentimento que eu tive ao ver as tochas prontas, foi exatamente esse: a criatividade dançou. Fizemos as tochas ao som de música, de capoeira e muitas risadas, foi bem divertido”, completou.

Além dos estudantes, participaram também da produção a professora de Artes Carmem Moreira, idealizadora da papietagem (fundamental para dar a forma e estética a tocha), a pedagoga Graziela Silva, professora Géssica Costa, professor Marione Assis e toda a comunidade escolar.

A ação envolveu alunos do G3, Anos iniciais (3º, 4º ano) e Anos Finais (6º, 7º, 8º e 9º ano), um total de 36 crianças. Uns fizeram a tinta extraída do fruto de urucum, teve quem pintou, cortou, colou, outro ficou de olho na secagem, quem quis aparecer no vídeo. “Cada um contribuiu dentro da medida do possível. Passamos quase dois meses juntando rolos de papel higiênico e papel toalha, papelão e garrafa pet. Demoramos uma semana inteira para confeccionar as que iriam aparecer no vídeo”, contou Ariany.