Escola faz homenagem a escritor baiano

03 de dez de 2008 - dev

A Escola Municipal Xavier Marques se transformou num verdadeiro palco de homenagens ao seu patrono, o escritor baiano Francisco Xavier Marques. O evento realizado hoje, serviu para comemorar o nascimento do homenageado, que completaria 147 anos.

A Banda de Música da Polícia Militar fez a abertura da programação tocando o Hino Nacional Brasileiro, embalado pelo coral dos alunos das escolas Xavier Marques e Maria Felipa. Em seguida, os visitantes conheceram um espaço montado por estudantes e professores, com mural de fotos, obras e textos contando a trajetória do escritor.

Os expectadores tiveram a oportunidade de conhecer parte da vida do escritor, contada pelo estudante do 5º ano Lauan Ramos Nunes, de 10 anos. No texto, o jovem mostrou as principais obras e conquistas de Marques, como a Biografia de Castro Alves e os romances que o levaram ao sucesso, entre eles “Jana e Joel” e “Sargento Pedro”.

O evento contou com a presença do neto do homenageado, o músico Celso Xavier Marques, do diretor e fundador do círculo de estudos Pensamentos e Ação e o presidente do Grupo de Ação Cultural da Bahia (GACBA), José Siquara da Rocha. Representando a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC), estavam os assessores Normando Batista e Francisco de Assis.

Francisco Xavier Ferreira Marques, escritor baiano, de grande reconhecimento nacional, jornalista, romancista e um dos fundadores da Academia Baiana de Letras. Nasceu na Ilha de Itaparica e veio para Salvador para se dedicar ao jornalismo até interromper suas atividades, quando se tornou Deputado Estadual, em seguida Federal. Criou novelas, romances, publicou artigos, poesias, contos e falou sobre a Independência da Bahia, em obras que lhe trouxeram vários prêmios literários.