O prefeito João Henrique, juntamente com o secretário da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SECULT), Carlos Soares, entregaram na manhã desta quinta-feira (25) a Escola Municipal Francisco Mangabeira, em São Caetano, totalmente reformada.
João Henrique agradeceu o empenho da Secult e de todos que ajudam a transformar sonhos em realidade. “Fico muito feliz e agradeço os esforços de todos para a reinauguração de mais uma escola, este é uma grande presente para a nossa cidade que está completando 461 anos”, comemorou o prefeito.
Já para o secretário Carlos Soares, a reinauguração dessas unidades escolares pode ser considerada como um ato de reparação racial e social. “O que fazemos é dar oportunidades de crescimento para todos nossos estudantes. A Secult não mede esforços para oferecer a toda comunidade escolar uma ambiente digno que possibilite educação efetiva e de qualidade”, disse o secretário.
O sorriso no rosto da pequena Emily Tainá Bispo, 10 anos, aluna do 3º ano do Ensino Fundamental I ao falar das mudanças da escola, era contagiando. “A escola ficou linda, nunca tinha visto desse jeito. Agora sim, está me dando bastante vontade de estudar, e, acredito também que meus colegas estejam pensando da mesma forma”, comemorou.
“Os moradores sentem a necessidade de aprender, de ter mais conhecimento, mais informações. Estamos felizes porque agora nossos alunos terem um lugar digno para estudar. Hoje é um prazer estar em um ambiente desses”, revelou a professora Elisabete Martins.
A escola que hoje atende 789 alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental I, e do SEJA (Segmento da Educação de Jovens e Adultos) passou por uma intervenção geral – pintura interna e externa, depósitos de materiais didáticos, de merendas, sala de informática, almoxarifado, arquivo, dentre outros – na qual jamais tinha sido realizada desde sua inauguração, a mais de 20 anos.