Escola Maria Quitéria promove feira de empreendedorismo

05 de dez de 2007 - dev

No dia 06, entre 19 e 21 horas, a Escola Municipal Maria Quitéria, localizada na Rua Agripino Dórea nº. 101 – Pitangueiras, promoverá a sua 1ª Feira de Empreendimentos com os alunos do noturno, como culminância do projeto: “Para ser empreendedor basta sonhar e acreditar” .

Aberta à comunidade, a feira oferecerá ao visitante a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo alunado. Nos stands serão vendidos pratos doces e salgados, artesanatos e oferecidos serviços de cabelereiro, manicure e pressão arterial. Integram a exposição: a Fundação Pierre Verger, a Turma do Xaxado e trabalhos de pais de alunos e da comunidade.

A idéia surgiu da necessidade de trabalhar os sonhos, perspectivas, profissões e atividades dos alunos aliando-os à proposta da escola. Dessa forma, o tema gerador em empreendedorismo esteve voltado para a valorização dos desejos e do trabalho dos estudantes enquanto ofício e atividade criadora.

Para a coordenadora Verônica Domingues, um trabalho como este só possui aspectos positivos na medida em que aproxima o trabalho da escola e ainda ajuda na manutenção da auto-estima dos educandos. A professora Ana Cristina de Jesus acrescenta que apesar de todas as dificuldades de trabalhar com artes no noturno ela sente-se feliz já que alguns alunos já estão produzindo colares e cortinas de jornal para vender, através de técnicas aprendidas nas aulas de Educação Artística.

Foi criado um espaço na escola para que os alunos desenvolvessem conceitos sobre empreendedorismo, elaborassem um plano de negócio e praticassem uma ação empreendedora, tendo como resultado a feira.