Escola mobiliza alunos pelo Dia de Luta da Pessoa com Deficiência

24 de set de 2012 - dev

A Escola Municipal Xavier Marques, no Bom Juá, promove até está terça-feira (25), ações voltadas aos alunos do 1º ao 5º ano, em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento tem como objetivo conscientizar os alunos de que a escola é um espaço de todos para construir conhecimentos segundo suas capacidades, expressar suas ideias livremente, participar ativamente das tarefas de ensino e desenvolver-se como cidadãos, nas suas diferenças.

O evento contará com leitura de histórias relacionadas à inclusão, apresentação de vídeos e fotos de atividades desenvolvidas com alunos com deficiência e discussões relacionadas ao tema. As ações são desenvolvidas na escola desde 2009 e foram fortalecidas com a implantação da Sala de Recursos Multifuncionais, que realiza o Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com deficiência, alunos com transtornos globais do desenvolvimento (tais como autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett) e alunos com altas habilidades/superdotação.

Este atendimento é realizado por uma professora que tem como atribuições: identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos.