Escola Municipal Abrigo do Salvador realiza diversas atividades na Semana de Ciência e Tecnologia

27 de set de 2007 - dev

A Escola Municipal Abrigo do Salvador realiza uma vasta programação de atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, através do Projeto Abrigando a Ciência.

Este trabalho conta com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), através do Programa de Popularização da Ciência que é executado pela Coordenação de Popularização da Ciência.

O projeto Abrigando a Ciência tem como objetivo colaborar com a discussão e reflexão sobre a temática ambiental e a popularização da ciência, além de contribuir para a formação de uma nova consciência sobre as questões ambientais, científicas e tecnológicas.

Confira a programação

– Assinatura do Termo de Outorga – Espaço Lazareto – Fapesb

26 a 28/09
– Mobilização da comunidade escolar e local.
– Divulgação do evento.
– Entrevista com a comunidade local sobre a temática.
– Visita de Professores da Universidade do Estado da Bahia para estimular a participação dos alunos no evento e ressaltar a importância da ciência para o desenvolvimento da nossa sociedade.

Matutino
– Organização do espaço escolar.
– Pintura de um painel na área externa da escola sobre a temática.

Vespertino
– Abertura oficial do evento.
– Apresentação do coral da escola.
– Peça teatral sobre o meio ambiente.

Matutino e Vespertino

– Mostra de filmes e documentários e discussão sobre a temática.
– Oficina sobre reutilização de materiais recicláveis.

Matutino e Vespertino

– Visita ao laboratório de informática para utilização de softwares educativos sobre o meio ambiente.
– Concurso de redação e desenho sobre o tema.
– Campanha educativa (distribuição de panfletos, folderes e cartazes) com o objetivo de informar e incentivar a população em relação à problemática ambiental.
– Encerramento com som e recreador.

Matutino e Vespertino

– Palestra socioeducativa sobre a importância do meio ambiente para o ser humano.
– Exposição de fotografias dos trabalhos desenvolvidos na escola, em 2007, sobre a temática. A escola desenvolveu parcerias com a Limpurb, Coelba, Embasa, Cetrel e a Comunidade Local para discutir a importância da preservação do meio ambiente.
– Animação, discoteca, pinturas e lanches variados.

– Abertura com animador.
– Feira de Ciências

Conhecimentos:
1. Aquecimento global.
2. Lixo: responsabilidade de todos.
3. A arte como instrumento de educação ambiental.
4. Água: utilização e reciclagem.

Experimentos:
5. Condutores de energia – Jogo: Mão firme – acende ou não.
6. Ação e reação – Demonstração com carros de rolamento; Gás carbônico: enchendo uma bexiga; Espiral giratória.
7. A bola que flutua; A moeda que cai no copo; Tá quente, Tá frio.

– Encerramento oficial do evento
– Equipamentos de diversão e lanches variados.

Maiores informações
Coordenação do Evento: Denise Freitas Rocha
Direção: Aldenice Maria dos Santos
Vice-Direção: Andréa Freitas e Eliana Argolo
Professoras: Amélia, Aline, Ana Issa, Andréa, Dayanne, Denise, Jeanine, Sheila, Jussara, Jurema, Maisa, Márcia, Mirian, Monique, Sâmia e Simone .