Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa apresenta “Abayomi: um grito de resistência” no teatro da Uneb

03 de dez de 2018 - Jornalismo

Foi realizada na quinta-feira (29), no teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula, a culminância do Projeto “Abayomi, um grito de resistência”, realizado pela Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa, que fica em Pernambués. Em um projeto realizado com as professoras de língua portuguesa, os alunos da unidade de ensino aprenderam a confeccionar as bonecas Abayomis, trabalhando origem, identidade e consciência negra. Também foi apresentada a peça “História do Beiru: o negro africano trazido para ser escravizado no Brasil”.

Sem costuras, apenas com tranças e nós, as bonecas Abayomis eram confeccionadas pelas mães africanas, para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos navios que os traziam da África para serem escravizados no Brasil. As mães negras rasgavam retalhos de suas saias e com eles criavam as pequenas bonecas, que serviam de amuleto de proteção. As bonecas são símbolo de resistência e a palavra ABAYOMI significa: Encontro Precioso.

Com muita dança e a releitura de Navio Negreiro, poema de Castro Alves, os alunos mostraram às famílias e a toda a comunidade escolar tudo o que aprenderam durante o estudo proposto. De acordo com a vice gestora Bárbara Catarina Góes a concretização do projeto é gratificante. “Ficamos muito satisfeitos em ver o envolvimento das crianças e elas mesmas ficaram felizes com o encerramento e com a confecção das bonecas. Pra eles foi uma descoberta”.

Alice Lisboa, de 11 anos, disse ter aprendido uma lição. “O que eu entendi com o projeto é que todos nós somos iguais. Gostei muito de estudar sobre os negros e sobre o tudo que fizeram no nosso Brasil”, destaca.

Fotos: André Carvalho/Ascom/Smed/PMS