Escola Municipal Ana Nery celebra o Dia Nacional da Consciência Negra

21 de nov de 2018 - Jornalismo

Pensando no fortalecimento da cultura africana no território brasileiro e em especial na cidade de Salvador, a Escola Municipal Ana Nery, localizada no bairro do Rio Vermelho, realizou na terça (20) um dia especial de conscientização no espaço escolar. A atividade é a culminância das atividades realizadas durante o ano em torno dessa temática.

Em uma mostra fotográfica, os alunos representaram a cultura afro, em seguida participaram de brincadeiras de origem africana. Apresentaram a biografia de figuras importantes, como Nelson Mandela, e fizeram apresentações de samba de roda e o maculelê.

A coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Fátima Dorneles, falou sobre a realização do evento. “É muito interessante ver o avanço das turmas em relação às questões ligadas à nossa cultura, despertando a valorização das crianças ao se reconhecerem como afrodescendentes. Ver os professores validando esse trabalho é gratificante e sabemos que assim, essas crianças irão se estabelecer na sociedade, sabendo se posicionar como pessoas importantes nesse contexto sócio politico e cultural”, destaca.

Sarah Leal, de 10 anos, aluna do 4° ano, disse estar emocionada com a finalização da atividade. “Aprendi que não devemos julgar ou ter preconceitos com as pessoas por conta da cor da pele, mas sim valorizar elas pelo caráter e por suas ações. Minha música preferida é a africana, tenho muito orgulho desse dia”.

Já a aluna Lorena Vitória cantou a música “Carinhoso”, de Pixinguinha, e também ressaltou o aprendizado. “Aprendi que existem muitos cantores e compositores afrodescendentes famosos e que também posso realizar meu sonho de ser como eles, uma cantora famosa”, finalizou.