Escola Municipal Assistência Social São José apresenta estratégias pedagógicas adotadas na pandemia

02 de abr de 2021 - Jornalismo

A Escola Municipal Assistência Social São José, localizada no bairro São Caetano, realizou no dia 23 de março a sua primeira reunião online de mães, pais e responsáveis, através da plataforma Meet, que teve como objetivo falar sobre as atividades remotas e boas práticas. Durante o encontro, a unidade aplicou um questionário para que os familiares avaliassem o primeiro mês letivo do ano de 2021.

Durante a reunião, a escola reforçou as informações acerca dos canais Nossa Rede na TV (4.2, 4.2 e 12.3), da Secretaria Municipal da Educação (Smed), e que transmitem aulas diárias para o Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Também trataram das atividades impressas, do acompanhamento no grupo de whatsapp, da página no Instagram e da distribuição de cestas básicas.

De acordo com a gestora da escola, Andreia Santana, as informações obtidas através do questionário são animadoras. Com participação de 98 responsáveis, a pesquisa mostrou que 88,8 % das crianças estão assistindo às aulas na TV, 92,9% das famílias buscam as tarefas semanalmente e 89,8% pegam a cesta básica todo mês na escola.

‘’Desde 2020, a equipe de professores utiliza o WhatsApp para orientações didáticas em suas turmas. No ano passado, fizemos a semana da criança online, e esse ano realizamos nossa primeira reunião entre famílias e mestres de forma virtual. Tivemos uma reunião específica com responsáveis por alunos concluintes do 5º ano, e ficou acertado que faremos uma formatura virtual nos despedindo da turma no próximo dia 17/04. A escola vem lançando mão de várias estratégias tecnológicas, que ganham força e melhoram esse contato com as famílias e alunos’’, explicou.

De acordo com Marilene Pereira de Alcântara, professora do 4º ano do Ensino Fundamental I, os grupos no whatsapp são importantes ferramentas para estabelecer regras e criar uma rotina de estudos. Segundo ela, as ações escolares e o empenho das famílias e dos alunos estão dando bons resultados.

Conto – A aluna Franciely Oliveira Gomes, 10, está no 4º ano do Ensino Fundamental I e participa de todas as atividades remotas, inclusive da professora Marilene. Empolgada com os estudos, ela escreveu o conto “A menina inteligente”, que ganhou elogios da professora. “Eu fiz porque veio da minha cabeça e por causa das aulas que a professora Marilene está dando sobre contos de artimanha. Eu me inspirei e fiz um conto com protagonista e um antagonista’’, contou com orgulho. Na história criada por ela, Rana, uma menina de apenas seis anos, usa a inteligência para escapar de um rapto. Sua ação leva o bandido a ser capturado pelos policiais. “Ela foi chamada ‘A menina inteligente’, pois uma menina de seis anos conseguiu enganar o ladrão”, assim se encerra o conto dessa pequena heroína.