Escola Municipal Assistência Social São José promove formatura online dos alunos do 5º ano

19 de abr de 2021 - Jornalismo

A Escola Municipal Assistência Social São José, localizada no bairro São Caetano, promoveu na tarde da quinta-feira (15) a formatura 2020 dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I e Acelera. Em razão da pandemia, o evento foi realizado de forma online.

De acordo com a gestora Andreia Santana, a escola sempre teve uma cultura de realizar festa de formatura – um momento que a família e os alunos aguardam muito. Para manter a tradição, foi necessário optar por uma solenidade adaptada às medidas de isolamento.

A cerimônia contou com poesia, mensagem dos alunos, homenagem aos professores, música de agradecimento, entrega de diplomas e com um vídeo em homenagem aos formandos. Foram momentos de grande emoção.

“Toda a organização foi feita virtualmente. Fizemos um ensaio geral com nossas crianças e hoje foi o grande dia. Tudo foi produzindo e pensado com a ajuda deles, desde a escolha das músicas até a confecção e produção dos diplomas”, contou Andreia.

A gestora também pontuou que infelizmente nem todos os alunos tiveram recurso tecnológico para participar do ao vivo. Porém, o evento foi gravado e compartilhado para todos. “Sabendo de todas as dificuldades, fizemos questão de gravar a formatura para que todos os alunos tivessem acesso”, destacou.

A professora Jéssica Jefoni, que também esteve presente na solenidade, contou que nesse momento de pandemia a criatividade deve ser amiga do professor. “No ensaio, já deu para perceber o quanto nós estamos com saudades das aulas presenciais e o quanto é importante fazer o uso das novas tecnologias para, de certa forma, consolidar o sentimento que é estar em sala de aula, disse a professora.

Jéssica também ressaltou o sentimento de saudade e gratidão de toda a comunidade escolar. “O desejo de todo professor, acredito eu, é marcar de uma forma significativa a vida de um aluno, para quando ele for adulto lembre-se dos aprendizados conquistados no convívio escolar”.

A mãe do aluno Guilherme, 11, Sheila Conceição, contou o quanto ela e seu filho ficaram felizes com a iniciativa da escola. “A escola teve uma iniciativa maravilhosa de trazer esse conforto aos alunos que há mais de um ano estão sem o contato direto com seus colegas e professores. Foi muito lindo e emocionante’’, declarou.

Sheila contou ainda que ele fez questão de fazer uma homenagem para a tia nesse dia tão importante da formatura dele. “Hoje é aniversário dela e ele tem muito amor por ela ter ajudado a criar ele desde os 20 dias de nascido’’.

“Quero fazer uma homenagem a uma pessoa especial que me carregou no colo com 20 dias de nascido, minha tia Jussara. Mainha, neste dia especial gostaria de te desejar um feliz aniversário, com muitas bençãos e que esse seja mais um ano entre muitos outros que estão por vir. Te amo muito!!!”, escreveu Guilherme.