Escola Municipal de Fazenda Coutos recebe exposição itinerante do “Nas trilhas da cidadania”

21 de nov de 2019 - Publicidade

A exposição fotográfica itinerante do projeto “Nas trilhas da cidadania” chegou à Escola Municipal de Fazenda Coutos na última segunda-feira (18). A ação é realizada pela “Parceiros Voluntários”, Organização não Governamental do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed). No total, cinco escolas municipais foram escolhidas para realização do projeto. São elas: Escola Municipal de Pituaçu, a Municipal Arlete Magalhães (Edam), Municipal de Fazenda Coutos, Escola Municipal da Palestina e a Municipal de Ilha de Maré.

A exposição itinerante, com fotos produzidas pelos próprios estudantes, já passou pela Municipal de Pituaçu e Arlete Magalhães (Edam), onde ficou por uma semana. Entre os dias 18 e 22 a mostra fica na Municipal de Fazenda Coutos, quando alunos de outras escolas do entorno (Esther Felix, Santo Antônio das Malvinas, Olga Metting e Italo Gaudenzi) também farão visitação. Após esse período, a mostra segue para a Municipal da Palestina e Ilha de Maré, respectivamente, ficando pelo mesmo período.

José Augusto Brito de Jesus, coordenador local da “Parceiros Voluntários”, explica que foram escolhidas localidades onde jovens precisam trabalhar a autoestima e a inclusão, com uma visão de mundo mais globalizada. “O projeto se estrutura nos objetivos de desenvolvimento sustentável, nas áreas da cultura, meio ambiente e a educação para a paz. Nas escolas, nosso objetivo é desenvolver metas relacionadas a essas três trilhas, então todo o processo é para que o jovem desenvolva sua ação autônoma, protagônica, e ao mesmo tempo consciente do seu lugar no mundo das suas relações”, explica.

O projeto foi realizado com os alunos do 8º ano, que foram capacitados com diversos conteúdos como liderança, voluntariado, segurança nas redes sociais, reputação pessoal, ética, dentre outros. “Depois dessa etapa, eles entram em uma capacitação mais específica que é de fotografia, o que habilita eles tanto tecnicamente quanto no desenvolvimento de um olhar que vai para além de um registro fotográfico, fazendo com que suas fotos tenham apelo social para o despertar de uma consciência nova”, detalha o coordenador da Ong.

De acordo com o gestor da Escola Municipal de Fazenda Coutos, André Magno Costa, a ação envolveu cerca de 30 alunos do 8º ano A, B e C, que se dedicaram para fazer um trabalho de excelência. “Durante todo o processo, ocorreram várias mudanças, discussões em grupo, mudanças de temáticas, mas o resultado final surpreendeu a todos. Eles abordaram a cultura da paz e a capoeira, em fotos que foram escolhidas pela ONG e que nos orgulham muito pela qualidade. Hoje, na abertura aqui na escola, eles usaram roupa de gala para recepcionar os convidados e explicar sobre todo o processo”, contou.

O trabalho foi realizado entre os meses de maio e outubro e após a visitação nas escolas, a expectativa é de que a mostra chegue a um shopping da cidade, como explica a coordenadora pedagógica da Gerencia Regional da Educação (GRE) Suburbio I, Jacirema Piedade. “Ficamos felizes em ver esse trabalho realizado totalmente pelos alunos, com essa perfeição. A Smed e a ong estão trabalhando nesse propósito, para que essa exposição seja levada a um shopping ainda este ano, o que será muito importante para os alunos, professores, gestores, validando e valorizando o trabalho realizado nas nossas unidades de ensino”.

“Quando o projeto começou, podíamos escolher vários temas. Escolhemos a cultura para a paz e nosso grupo sempre permaneceu unido para chegarmos até aqui. Entendemos que devemos praticar a paz a todo momento e desde que começamos com esta ação, já mudamos muito. Percebemos o quanto é importante termos o respeito ao próximo e já sentimos a mudança nas nossas relações com colegas e professores”, comemora a aluna Naiane Fagundes, do 8º ano B.