Escola Municipal Maximiniano da Encarnação promove evento em homenagem às mães com oficinas e palestra

27 de maio de 2023 - Jornalismo

 

A direção da Escola Municipal Maximiniano da Encarnação realizou na última sexta-feira (26), o evento Mães Empreendedoras, com objetivo de homenagear e fomentar o espírito empreendedor das mães que cuidam dos filhos sozinhas. O tema Mito da Mulher Guerreira, foi abordado numa palestra, ministrada pela professora e escritora Roberta Evelyn Passos da Silva, ela discutiu a romantização da maternidade solo, na qual a sociedade legitima a solidão materna e a irresponsabilidade paterna.

Além da palestra, o evento contou com oficinas de doces e salgados, oficina de tranças, automaquiagem, temperos e geladinho gourmet. “O diálogo girou em torno do que a sociedade costuma fazer da mulher guerreira, como sendo disposta e disponível, parece ser um elogio, mas na verdade, vem junto uma sobrecarga muito grande. Parece que são incansáveis e não são. Ser incansável é algo que uma mãe não pretende ser em hipótese alguma. Eu costumo dizer que a paternidade facultativa, é amparada pela sobrecarga da maternidade solo, porque onde tem gente apertada tem gente folgada”, ressaltou Roberta.

Perla Daiane dos Anjos Bailhão, mãe de aluno, se identificou com o tema, pois vive essa situação, foi criada por uma mãe solo e hoje também cria dois filhos sozinha. “Isso acontece em minha vida, a minha mãe me criou sozinha, e quando a palestrante Roberta chegou fazendo várias observações em relação a nossa vida, uma rotina de estudos, formação acadêmica, trabalho, casa, eu super me identifiquei com o assunto. Essa palestra veio para abrir a mente de algumas mães que não se sentem completa, que não sabem se cuidar, e se valorizar como mulher, mãe, como pessoa, esse é um momento de acolhimento e de empatia.”

Maria de Fátima Soares dos Santos, também mãe de aluno, participou da oficina de trança. “Eu adorei ter participado dessa oficina, conheci as novas técnicas, produtos, divisão do cabelo e tudo que foi ensinado aqui é importante, pois pretendo trabalhar profissionalmente com tranças e essas técnicas irão me ajudar”, explica.