Confira relato da equipe gestora da Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo, localizada em Matatu (GRE Centro), sobre a formação em educação sistêmica:
“Um presente mais que especial foi recebido pela equipe pedagógica da Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo, em outubro, em comemoração ao Dia do Professor. Tivemos o prazer de receber o educador e terapeuta sistêmico Léo Costa para realizar uma vivência formativa intitulada “O lugar de força do professor”.
A Educação Sistêmica vem nos últimos tempos chegando cada vez com mais força nas escolas e a Escola Olga Figueiredo sai na frente entre as escolas municipais de Salvador iniciando um trabalho de ampliação da percepção dos professores em relação a si mesmos, seus alunos e a família. Trata-se de buscar ampliar o olhar do professor, gestores e coordenadores sobre a sua prática e se colocar a serviço das pessoas/alunos com ainda mais recursos. Acreditamos que é promovendo o autoconhecimento, buscando o desenvolvimento humano que melhoraremos as relações sociais entre adultos, jovens e crianças no ambiente escolar.
Essa experiência, inicialmente pensada para o professor e equipe gestora, faz parte das ações do Projeto Institucional Museu da Empatia que está sendo desenvolvido desde o mês de agosto e terá a I Edição da Exposição no dia 25 de outubro. “A ideia do Projeto é provocar nos alunos a reflexão sobre temáticas importantes que possam levar ao exercício da empatia, colocando-se no lugar do outro e por meio da percepção sensorial possam refletir sobre suas posturas, atitudes e formas de enxergar o outro visando a melhoria da qualidade do cotidiano escolar. Para tanto, precisamos inicialmente refinar o olhar do professor ampliando sua percepção sobre o aluno para que encontre recursos para melhor atuar em sala de aula. Essa é a primeira de outras que virão com a participação de alunos e funcionários”, diz a gestora Roberta Souza.
Através da vivência sistêmica, foi possível levar o grupo de professores a experienciar ações das três linhas essenciais que regem os relacionamentos humanos – o Pertencimento, o Equilíbrio e a Ordem que foram descobertas por Bert Hellinger, filósofo e criador da Teoria das Constelações Familiares.”
Texto e fotos: Equipe gestora da Escola Municipal Olga Figueiredo de Azevedo.