Manter o vínculo com os estudantes e familiares é a principal proposta de boas práticas da Escola Municipal Osvaldo Cruz, localizada no Rio Vermelho. Mesmo com a retomada das aulas presenciais, as turmas continuam no ensino remoto porque a unidade está em reforma e no prédio alugado não tem condições de fazer as adaptações necessárias para este momento de pandemia. A alternativa utilizada pela gestão escolar foi criar um grupo de whatsaap, onde os professores enviam as atividades, esclarecem as dúvidas e devolvem os exercícios corrigidos.
A gestora da escola, Ana Carla Pereira de Souza, explica que muitos professores estão dando aula pelo google meet, outros fazendo as intervenções pelo whatsaap, todas as orientações a gestão escolar repassa para os professores no grupo geral para que tomem conhecimento das atividades que cada docente esta ministrando para os alunos. “Os professores fazem chamadas diariamente, explicam o conteúdo, mandam a rotina semanal para que os pais possam acompanhar, tanto da TV como as atividades que os professores estão executando”, disse.
De acordo com a gestora este ano a adesão pelas redes não tem sido muito aproveitável, pois muitos alunos ainda têm dificuldades de acesso à internet, mas a direção escolar busca formas de não deixar os estudantes de fora das atividades contando, principalmente, com o apoio dos pais. “Não posso dizer que está 100% pois tem muitos alunos com dificuldade de acesso à internet, nem todos os celulares comportam tantos aplicativos e nós temos feito esse levantamento entrando em contato com os pais que buscam e trazem para a escola as tarefas realizadas pelos alunos”.
Ana Carla afirma que a cobrança maior este ano é pela participação dos responsáveis. “Observamos que alguns pais estão cansados dessa rotina, então às vezes estão negligenciando um pouco, mas nós temos insistido muito para que eles possam participar, precisamos lançar no sistema as atividades, a frequência dos alunos e as notas das avaliações, pedimos aos pais e responsáveis que fiquem atentos aos filhos”, alerta Ana Carla.
Esse cuidado da gestão e professores em manter o vínculo, cumprir o currículo do continuum 2020/2021 e motivar os alunos a estudarem, trouxe bons resultados. Muitos deles ganharam bolsas de estudos em instituições privadas. “Inclusive tivemos alunos do quinto ano que saíram daqui da escola e fizeram prova no Sartre e foram aprovados com toda as orientações dadas pelos professores através das aulas remotas do ano passado, essa foi uma turma que tinha uma participação de 100% e uma assiduidade bem participativa nas aulas pela internet. Ficamos muito felizes e satisfeitos com esse resultado”.
A gestora encerra deixando uma mensagem para os pais, alunos e professores. “Acreditem que tudo vai dar certo, vai passar, vamos ter resiliência para que possamos enfrentar essa vida nova, pois vamos ter que nos adaptarmos a todas essas mudanças, redobramos os cuidados com a higiene pessoal, então é fundamental que as famílias e nós participemos desse processo”.