Escola Municipal Paulo Mendes completa 40 anos

15 de ago de 2022 - Jornalismo

A Escola Municipal Paulo Mendes, situada no bairro do Rio Sena (Subúrbio Ferroviário) comemorou aniversário de 40 anos. As homenagens aconteceram na tarde de sexta-feira (12), com a presença do secretário Municipal da Educação, Marcelo Oliveira, da subsecretária Rafaela Pondé, alunos, ex-alunos, professores, equipe gestora, GRE e colaboradores. Na cerimônia de abertura realizada na quadra da escola, a gestão escolar homenageou pessoas que foram importantes na construção e municipalização da unidade que antes era da rede estadual.

O secretário Marcelo Oliveira destacou a importância da data. “Este momento é muito especial para a gestão e toda comunidade escolar, vê essa escola resistindo ao tempo, educando as gerações que aqui habitam, realmente é ver que a educação está sempre à frente e a Smed está nessa retaguarda apoiando e buscando recursos para que venham mais e mais anos de uma educação exemplar e de excelência”, enfatiza Oliveira.

A diretora Cristina Maria de Freitas Gomes falou dos desafios e do prazer em fazer parte justamente quando a escola completa quatro décadas.  “Ver a escola chegando à maturidade, mantendo seus valores e sendo desafiada para um novo segmento. Estamos iniciando com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), do 6º ao 9º ano, depois de ter passado por uma transformação para o ensino fundamental e este ano fomos desafiados a atender as crianças da Creche a Educação Infantil, então eu fico muito feliz em fazer parte dessa história e espero que daqui a 40 anos eu seja convidada para festejar com os novos representantes”, disse a diretora.

Três salas da unidade foram usadas para realização de atividades em comemoração ao aniversário. A primeira foi exibida um vídeo com a história do bairro e a história de Dona Cecília dos Santos de Santana, 83 anos, uma das moradoras mais antigas, uma espécie de liderança, que ajudou dar nome ao bairro e contribuiu também para a construção da escola. “É uma alegria acompanhar de perto o ensino dessa escola, essas crianças educadas aqui, a escola linda, uma jovem do bem, cheia de história a qual eu faço parte, eu agradeço a Deus por mais essa oportunidade”.

Na segunda sala uma exposição de fotos foi arrumada com imagens da escola antiga, fotos de ex-funcionários, ex-alunos e moradores do bairro. Na última sala uma oficina foi montada com atividades realizadas com os alunos durante as aulas no decorrer do dia.

A primeira diretora da Escola, Marília Alves Silva, 80, conta que a unidade quando inaugurada não tinha nem carteira para os alunos sentarem e que ela e seu Lourival, um dos homenageados e mais algumas pessoas, trouxeram cadeiras de casa. “É muita história para contar, antes era uma batalha, uma luta para conseguimos manter essa unidade aqui no bairro e hoje quando eu cheguei aqui, fiquei emocionada, as coisas estão muito mais fáceis para conseguir, a evolução da escola está maravilhosa, a educação sempre em primeiro lugar. Deixamos realmente um legado especial”, avaliou.

Cinara Trindade da Costa, representou sua mãe já falecida, a professora Elza Conceição Trindade, uma das fundadoras e primeira professora da escola. “Boas lembranças, minha mãe deixou aqui, um legado passado de gerações para gerações e nesses 40 anos, venho receber essa linda homenagem feita também à minha saudosa mãe é emocionante”, declarou.

Fotos: Enaldo Pinto