Confira abaixo a fotos e o relato da Escola Municipal Permínio Leite, localizada no Dois de Julho, sobre a II Mostra de Artes da Educação Infantil:
“A importância de valorizar o desenho desde o início da vida da criança se dá pelo fato da necessidade que o universo infantil tem de ser estimulado, desafiado e confrontado de forma que venha enriquecer as próprias experiências da criança.
Valorizando a arte, ou seja, as produções artísticas na escola, os professores e as famílias estarão levando o aluno a se interessar pelas produções que são realizadas por ele mesmo e por seus colegas, bem como por diversas obras consideradas artísticas a nível regional, nacional e internacional.
Durante o segundo semestre, as nossas crianças viveram o fazer artístico de diferentes maneiras. Apreciando, experimentando, vivenciando, elaborando e reelaborando diferentes obras de artistas brasileiros, identificando cores, formas e diferentes traços.
As crianças dos grupos 03 A e B puderam conhecer Gustavo Rosa, artista paulista, que com sua originalidade e linguagem próprias, emprega humor, traço, forma e cor em suas obras, o que torna suas pinturas expressivas e marcantes.
Os grupos 03 C e 04 B exploraram as obras do mineiro Ricardo Ferrari. Ferrari retrata em suas obras a infância simples brincando no quintal. O brincar aparece em suas obras a partir de um sentimento de alegria e liberdade que são próprios do artista.
Já as crianças dos grupos 04 A e C se deliciaram com as obras do gaúcho Luciano Martins. Luciano se define como um artista avesso a rótulos e classificações. Com seus traços lúdicos e cores vibrantes encanta a todos. Suas obras são o registro de suas vivências e dos acontecimentos da sociedade.
Por fim, os alunos do grupo 05 puderam conhecer as obras de Juliano Silva, artista paulista que demonstra sua sensibilidade em suas obras, conduzindo nossas emoções para um significado mais humano, explorando luz, cores, formas e beleza.
A presença das artes visuais na Educação Infantil é reconhecida como manifestação espontânea e auto expressiva. O desenvolvimento artístico da criança é resultado de formas complexas de aprendizagem e, portanto, não ocorre automaticamente. A Arte desenvolve a criatividade e outras habilidades.”
Texto e fotos: Gestão escolar da EM Permínio Leite