Escola Municipal Primeiro de Maio será tema de campanha de TV do MEC

30 de ago de 2007 - dev

Desenvolvendo um projeto pedagógico voltado para a participação e inclusão da comunidade no ambiente escolar, a Escola Municipal Primeiro de Maio, localizada em Massaranduba, foi escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para participar da campanha televisiva mostrando entre julho e dezembro de 2007 dez escolas que são modelos de gestão bem sucedidas na esfera pública. A escola será vista em rede nacional entre os dias 10 e 21 de setembro, em todos os canais de TV aberta, através da parceria do MEC com a Associação Brasileira das Empresas de Radiofonia e Televisão (ABERTE).

A escola foi escolhida em 2006 pelo estudo Aprova Brasil, o Direito de Aprender, do MEC e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), sendo o desempenho do alunado na Prova Brasil superior à média nacional, que é de 172,9. Os estudantes conseguiram 181,14 na prova de Português e em Matemática foram mais longe conseguindo uma média de 200,90, sendo que no País esta nota chegou a 180. Na ocasião, foram avaliados alunos da 4ª e 8ª séries do ensino fundamental. Dentre 40.290 escolas avaliadas, foram selecionadas 33, dentre elas a Escola Municipal Primeiro de maio.

A diretora da instituição de ensino, Simone Barbosa de Jesus, afirma que o sucesso da escola faz parte de um trabalho em equipe, formada pela comunidade escolar (alunos, professores, pais e funcionários). Segundo ela, todos estão comprometidos com a educação. A metodologia escolar busca estar próximo da comunidade, desenvolvendo projetos para que as crianças tratem de temas vividos no dia-a-dia, como a realidade de Itapagipe, através de atividades de leitura e cuidados com o meio ambiente.

Para o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, “a SMEC está satisfeita em ter uma das suas escolas selecionada. Isto mostra que o compromisso com a educação supera as diversas dificuldades encontradas pelo ensino público do Brasil. A Escola Primeiro de Maio está de parabéns e é um exemplo para as demais unidades que integram a rede municipal”, ressalta.