Escola Municipal Professora Alita Ribeiro realiza Dia dos Avós com contação de histórias

29 de jul de 2022 - Jornalismo

Na Escola Municipal Professora Alita Ribeiro de Araújo Soares, situada no bairro de São Marcos, o dia dos avós foi pra lá de especial. As crianças dos grupos 2,3,4,5 e 1º ano, acompanhadas de seus avós, tiveram uma tarde aconchegante com chá bem quentinho e contação de história.  O momento especial com a leitura do livro “Se eu fosse a vovó”, da professora e escritora Gabriela Monteiro, teve como objetivo fortalecer os vínculos afetivos com a família e destacar a importância do envolvimento e participação dos avós no desenvolvimento dos netos.

“Momento muito especial, primeiro que é uma honra ter a Gabriela aqui conosco, ela que também é professora da rede, na Escola Orlando Imbassahy. Trabalhamos o livro em sala de aula e hoje fizemos a culminância, no dia dos avós. Foi muito bacana ter a presença deles aqui na unidade, as crianças ficaram encantadas e os avós também ficaram felizes”, disse Nara Lúcia Souza, gestora da unidade.

Para escrever o livro, a escritora Gabriela Monteiro se inspirou na convivência da filha com os avós. “Maria Luiza tem um laço afetivo muito forte com meus pais. Eu venho também de uma relação intensa com os meus avós, achei importante resignificar tudo isso. A ideia é abordar um novo olhar, fazer esse resgate Inter geracional que a gente percebe que aos poucos vai se perdendo, precisamos resgatar o reencontro da família. Durante a pandemia, as pessoas ficaram em casa reclusas e muitos se perguntavam o que fazer com meu filho e com o meu neto? Então esse livro também trouxe a possibilidade de rever as brincadeiras antigas, a convivência das diferenças de idade e mesmo nesse momento do advento das redes sociais. ”

A avó de Maria Cecília, a dona Maria Amélia, disse que o dia vai ficar marcado para sempre. “Foi uma experiência maravilhosa, esperamos que aconteça outras vezes para que a gente possa participar, eu achei o máximo”.

Maria Liciane, 49, avó de Cecília Gabriela, também elogiou a iniciativa da escola. “Fiquei impressionada com o comportamento e atenção das crianças durante a leitura, eles responderam tudo o que a pró perguntava sobre o livro, foi muito legal e valeu a pena. Se tiver mais vezes com certeza estarei aqui”, afirmou.

Segundo a professora Verena Aragão, essa forma de educar proporciona às crianças novas possibilidades de aprendizagem e promove a integração da família com a escola. “É maravilhoso poder proporcionar ás crianças essa vivência de diferentes experiências, pois apesar de trabalharmos com a Educação Infantil sabemos que vivemos num mundo letrado, então precisamos proporcionar às crianças diferentes possibilidades de comunicação, onde trabalhamos com vídeo, fotos, contação de histórias, presença da família em atividades como essa, aproveitando as datas festivas, os diferentes recursos e percebemos que eles ficam muito entusiasmados”.

 

Fotos: Enaldo Pinto