Escola Municipal Saturnino Cabral promove oficina de integração emocional entre os professores.

16 de ago de 2021 - Jornalismo

A Escola Municipal Saturnino Cabral, situada em Cosme de Farias (GRE-Centro), realizou durante uma semana, ações de acolhimento aos professores através da “Oficina das Emoções”. Iniciativa da equipe gestora realizada de 10 a 13 deste mês, com o objetivo de preparar os profissionais da educação para a retomada definitiva das aulas presenciais.

“Durante quatro manhãs, nos reunimos com a proposta de estreitar novamente os laços que a pandemia deixou um pouco frouxo entre professores e estudantes. Com isso mostramos que estamos cuidando da biossegurança, da saúde das pessoas, dos espaços físicos, mas principalmente da saúde emocional, pois é ela que nos fará enfrentar os medos, os receios, a raiva, a tristeza que por ventura não permitam o caminhar de cada um nessa retomada”, explica a diretora da unidade Jaciara Nogueira dos Santos Araújo.

Para trabalhar essas emoções, Jaciara disse que se inspirou no filme Divertidamente. “Através da leitura do filme aprendemos a importância das emoções e principalmente do equilíbrio para lidar com cada uma delas. Criamos atividades lúdicas tratando sobre a alegria, a tristeza, o medo, a raiva e o nojo”.

Várias propostas foram criadas para que os professores liberassem as emoções, experimentaram vivências como: um pote das emoções, o termômetro das emoções, a caixa de tristeza, a caixa do medo e a caixa de música. “Usamos também uma gaiola, onde colocamos vários pergaminhos e pedimos para cada professor liberar uma emoção da gaiola. Desenhamos uma árvore no espaço e a copa da árvore foi preenchida com os postits de cada dia”, conta.

Cândida Moraes, coordenadora pedagógica da unidade, considera que, por conta do contexto da pandemia, do luto coletivo e individual, a equipe precisava viver experiências com toda a comunidade escolar com o intuito de acolher. “A equipe precisava se sentir fortalecida para receber as crianças, considerando os aspectos de discussões emocionais, que são tão importantes como a cognitiva intelectual, para desenvolver a mediação pedagógica, a socialização e o trabalho em grupo fortalecendo o aprendizado, e com isso, despertar o autoconhecimento e a relação com o outro”, frisa.

A professora da Educação Infantil, Rita Carolina Barreto, destacou a importância de ter participado da oficina. “Nos reconectamos. Se a gente consegue se enxergar diante das situações adversas, vamos saber conduzi-las, principalmente no trabalho com a Educação Infantil, temos como ponto fundamental trabalhar com as emoções e através dessa oficina, tivemos a oportunidade de ampliar nosso repertório”, completou.

A dinâmica de encerramento foi uma espécie de amigo secreto, onde cada um fez o anjo da guarda do outro, demonstrando o quanto o protegido é importante. Na brincadeira intitulada “Anjo de Uma Asa Só”, foram criadas várias mensagens via whatsapp, com vídeos e brindes para o momento. Um almoço foi organizado para o término da oficina, com o apoio da merendeira da escola. “Servimos um macarrão que chamamos de “ao vivo” a proposta foi que um anjo montasse o prato para o protegido com os ingredientes que ele mais gosta”.

Segundo Jaciara tudo que foi apresentado na oficina deverá ser usado com os estudantes em sala de aula. “Pretendemos usar essas ações também com os estudantes, pois sabemos que essa volta vai ser uma retomada de reconhecimento e de olho no olho, por isso esse preparo com nossos profissionais. Deixo aqui a mensagem de que mais do que nunca a gente precisa cuidar do outro, acolher e entender as emoções para estarmos prontos para seguir”.