Escola promove trabalhos sobre ciência e tecnologia

16 de out de 2009 - dev

A Escola Municipal Abrigo do Salvador realiza a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que faz parte do Projeto Abrigando a Ciência III: A Evolução da Ciência no Brasil. A ação acontece no período de 19 (segunda-feira) a 23 (sexta-feira) de outubro, nos turnos matutino e vespertino, na própria unidade de ensino e conta com a participação de pais, alunos e funcionários da escola.

A coordenadora pedagógica, Denise Rocha, informa que o Projeto tem como objetivo colaborar com a discussão e reflexão sobre evolução da ciência no Brasil, a partir da popularização da ciência. “Contribui também para a formação de uma nova consciência sobre as questões históricas, éticas, ambientais, científicas e tecnológicas no sentido de preparar os alunos como agentes transformadores”, afirmou.

Dentre as atividades que serão feitas nesse período estão: mostra de filmes e documentários sobre o tema, concurso de redação e desenho e palestra para os pais com a temática: Vacinas, Períodos e Utilidades.

Esta ação vem sendo desenvolvida desde o início do mês, quando os estudantes e educadores mobilizaram a comunidade escolar e local, realizando posteriormente entrevistas sobre a temática; fizeram divulgação do evento e uma campanha educativa com distribuição de panfletos, folderes e cartazes; receberam visita de professores de outras instituições de ensino para estimular a participação dos alunos no evento e ressaltar a importância da ciência para o desenvolvimento da sociedade; além de realizarem também uma visita ao laboratório de informática para pesquisa sobre a ciência e tecnologia.

O Projeto Abrigando a Ciência conta com o apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), através do Programa de Popularização da Ciência, que é executado pela Coordenação de Popularização da Ciência da fundação.