Escolab Coutos desenvolve projeto para estimular a leitura e a criatividade

12 de abr de 2021 - Jornalismo

A Escolab Coutos, localizada no Subúrbio Ferroviário, está desenvolvendo o projeto ‘’Lá Vem a História’’. A série de vídeos produzidos pela comunidade escolar tem como objetivo contar histórias com temáticas diversas. As postagens ocorrem todas as quintas-feiras no canal da Escolab Coutos no YouTube.

De acordo com a diretora Alda de Jesus Sousa, professores, funcionários, estudantes e parceiros contam com mais esse espaço para produzir conteúdo, interatividade, cultura. “Lançamos o projeto no dia 31 de março. A ideia é usar mais essa ferramenta para promover o interesse pela leitura ou pelos temas abordados, além de estimular a criatividade dos nossos alunos. Buscamos contribuir de forma significativa, leve e prazerosa, neste período de aulas remotas.”

Ela destaca que o projeto visa também propor atividades pedagógicas ligadas aos eixos norteadores das atividades da Escolab. São eles: Jogos de linguagem (desenvolvem a capacidade de criação e interpretação); Jogos de raciocínio lógico (resolvem situações-problema para desenvolver o raciocínio lógico); e Cultura global (exploram o conhecimento do mundo, da cultura e idioma, além de integrar elementos culturais da cidade).

Para Manuela Souza, mãe da aluna Jailane Silva, de 11 anos, do 6º ano, o “Lá vem a História” é uma excelente iniciativa da Escolab e os vídeos são aguardados com toda expectativa. “Esse projeto que a escola está promovendo é muito importante, porque é um momento de reunir a nossa família, de nos divertimos e aprendermos juntos”, relata.

Autismo – O terceiro vídeo do projeto foi divulgado na quinta-feira (8) com a professora Marili Carvalho, que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE). A publicação fez uma retomada da importância do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. Ela contou a história real de João (nome fictício) e familiares que, juntos, descobriram como conviver com o autismo.

“Muitos dos nossos alunos convivem com coleguinhas que são autistas. Fiz a contação de uma história que incentiva os estudantes a entenderem o autismo, saberem como conviver e a respeitarem”, explica a professora.

Museu da Criança – Em maio, o “Lá vem a História” será todo voltado ao Museu da Criança – espaço de artes e ludicidade que abriga dezenas de peças adquiridas da coleção do fotógrafo David Glat, dono de uma das maiores coleções de brinquedos populares do Brasil. “Planejamos iniciar o tour virtual direto do museu, que é lindo e muito interessante. Posteriormente, as lives tratarão da história do local, curiosidades e detalhes do acervo”, destaca Alda.