Escolab Coutos realiza 3° Tear Literário

21 de jul de 2021 - Jornalismo

A Escolab Coutos (GRE Subúrbio II) em parceria com a Avante – Educação e Mobilização Social, e com a organização alemã Kinder Not Hilfe (KNH), está realizando o projeto Tear Literário que, na 3a edição, teve como temática “Qual o seu papel na garantia do direito ao brincar?”. A ação ocorre quinzenalmente com professores e coordenadores das escolas parceiras da Escolab Coutos, com o objetivo de oferecer aos profissionais momentos de ludicidade por meio da literatura.

Realizada pela plataforma meet, a apresentação conta com um bate- papo sobre obras literárias – livros, filmes, contos e poesias. O último encontro foi conduzido por Fabíola Bastos, representante da Avante, com a convidada Ana Marcilio autora do livro “Brincar pra quê?” e diretora administrativa- financeira na Avante Educação e Mobilização Social. O evento registrou mais de 35 participantes entre professores e coordenadores da GRE Subúrbio II e Ilhas.

“Os encontros são bastante positivos, servindo de canal de informação e reflexão da prática pedagógica dos professores. São também períodos de respiro diante da pandemia pela qual estamos passando. Momentos de apreciação através das diferentes formas de expressão da arte, trocas, compartilhamento, onde tecemos caminhos de forma colaborativa”, disse a gestora da Escolab, Alda de Jesus.

Para ela, o diálogo sempre traz a possibilidade de intercâmbio de vivências entre os professores. “Desenvolvemos a escuta sensível e atenta de questões que são comuns tanto no nosso fazer pedagógico, como no nosso cotidiano”, diz.

De acordo com Fabíola Bastos, da Avante, o projeto visa a redução da violência comunitária urbana, sobretudo de crianças e adolescentes no Subúrbio Ferroviário de Salvador. “Atuamos com ações que visam aumentar o envolvimento de atores da comunidade na defesa dos direitos da criança e adolescente. Discutir com os profissionais que atuam na educação sobre a importância do brincar, e o papel deles neste processo, é muito importante”, afirma.

A roda de conversa partiu do livro “Brincar pra quê?” da autora Ana Oliva Marcílio. Para a autora, foi muito gratificante pela quantidades de participantes e a qualidade das reflexões. “Foi uma troca tão rica, aprendemos todos juntos. As escolas estavam articuladas em uma conversa muito boa”, pontua.

Segundo Ana, diversos fatores estão relacionados ao direito do brincar. “O direito do brincar não pode ser negligenciado no cotidiano das crianças. Seja nos espaços públicos ou junto às famílias. Uma agenda apertada, famílias reduzidas e a insegurança nos bairros, também são detratores do brincar”, conclui.

Livro – É uma parte do projeto “Ser Brincante” (execução Avante Educação e Mobilização Infantil), realizado com o Instituto InterCement e o Comitê de Desenvolvimento Comunitário de Brumado e em parceria com a Prefeitura Municipal de Brumado, em 2018. O Livro Brincar pra Quê? Consolida toda uma caminhada estudando, dialogando, brincando em praça pública, escutando e observando crianças engajada na luta por direitos. É uma publicação leve, bonita, divertida e rica, que traz aspectos ligados à história, teorias e argumentos que consolidam o brincar como direito fundamental das crianças.
O livro está disponível em: https://issuu.com/ongavante/docs/artefinal_livro_brincar_envio_forma