Escolab Coutos realiza tour virtual ao Museu da Criança

02 de jun de 2021 - Jornalismo

A Escolab Coutos realizou na quinta- feira (27) o Tour Virtual ao Museu da Criança – uma das atividades previstas na programação da Semana do Brincar. O projeto foi idealizado pela equipe gestora da Escolab Coutos em parceria com a coordenação da Escola Municipal Alto de Coutos e com o apoio da Gerência Regional da Educação (GRE) Subúrbio II e da brinquedoteca Paulo Freire.

Realizada pela plataforma meet, a apresentação contou com a visitação completa ao Museu da Criança, um espaço de artes que abriga dezenas de peças adquiridas da coleção do fotógrafo David Glat, dono de uma das maiores coleções de brinquedos populares do Brasil. Além de obras criadas pelos próprios alunos. Após a visitação ao museu, houve um momento interativo com os alunos em uma oficina com materiais reutilizáveis para confecção de uma peteca.

Participaram da live a equipe gestora da Escolab Coutos junto a diretora, Alda de Jesus, professores e alunos da Rede Municipal, através de agendamento virtual. “Foi uma vivência maravilhosa, uma semana muito especial para nós. Superou as nossas expectativas, pois conseguimos chegar aos nossos pequenos e grandes brincantes, da melhor forma que poderia ser, brincando”, informou Alda. Segundo ela, naquele dia foram seis apresentações com uma média de 30 alunos por sala aberta (horário). No total, foram cinco unidades de ensino agendadas durante a Semana do Brincar: as escolas municipais Lagoa do Abaeté, Dorival Caymmi, Alto de Coutos, Oito de Maio e Anfilófio de Carvalho. “Foi um momento muito significativo de compartilhamento de saberes para os grandes brincantes. Já temos agendamentos até o final do mês”, comemorou.

A professora Ana Lúcia de Almeida, da Escola Municipal Oito de Maio, contou que os alunos adoraram participar da live. “Fomos convidados a participar desse projeto, que é bastante pertinente à faixa etária dos meus alunos. Eles têm entre 6 e 7 anos. Após a apresentação, rendeu bastante assunto nas nossas aulas’’, disse.

A aluna da professora Ana Lúcia, Ester Santos, de 6 anos, adorou a live e da oficina para a confecção da peteca.“Foi muito legal, minha mãe, avó e tia me ajudaram a fazer a peteca. Usamos sacola de plástico, papel e cola. Eu gostei também do parquinho e da roda gigante’’, contou.

A Semana do Brincar teve uma participação expressiva de 80 convidados, entre eles: ex-diretores da unidade, coordenadores da GRE, professores, colaboradores, subprefeito da Prefeitura Bairro e estudantes universitários. A visita virtual ao Museu da Criança prossegue até o final de julho.