Escolas começam campanha educativa de combate à Dengue

23 de abr de 2008 - dev

A secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez a primeira reunião do comitê municipal de monitoramento e avaliação do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD). O objetivo do encontro foi traçar as diretrizes a serem seguidas por cada Escola Municipal no combate ao mosquito Aedes aegypti.

“É de fundamental importância que seja identificado e eliminado nas escolas os ambientes propícios a dengue. Temos como principal intenção fazer com que os alunos vejam e possam realizar este mesmo trabalho dentro de suas próprias casas”, diz, Antonia Brito, Coordenadora de Saúde Ambiental.

Participaram do encontro as Coordenadoras Regionais de Educação que vão repassar as informações para as diretoras de suas respectivas escolas, definindo quais as ações devem ser adotadas para acabar com a proliferação do mosquito na escola e na comunidade. Para isso, os profissionais da educação estão recebendo todas as orientações sobre a doença.

Essa ação integrada da SMEC e da SMS tem como finalidade transformar as escolas municipais em agentes divulgadores e esclarecedores da campanha, utilizando os alunos como instrumento de combate aos focos do dengue. “Uma vez que nossas crianças incorporem a atitude de evitar os focos do Aedes aegypti, ele vai ser um cidadão mais consciente e diferenciado e tornará seu ambiente livre do mosquito.” diz Eliaci Couto, Chefe do setor de controle de Vetores e Coordenadora do PNCD.

O dia 30 de Abril será marcado como o DIA D da campanha, onde será realizado na Escola Metodista Suzana Wesley, sediada na Boca do Rio, a assinatura do convênio de cooperação técnica da Secretaria de Saúde e de Educação. Também no dia 30 , nas 415 unidades do município serão realizados o “Faxinaço”, uma ação que faz parte do programa “Escola Livre do Mosquito” da SMEC e que tem como finalidade a higienização e conservação dos espaços escolares.

A SMS disponibilizará dois agentes de saúde em cada escola da rede, que passarão um dia inteiro orientando e alertando aos estudantes da gravidade da proliferação da dengue. Para Adenildes Teles, coordenadora da CRE Cajazeiras, é necessário que esse trabalho seja permanente e que todos tenham consciência de que a dengue é um problema que deve ser cuidado durante todo o ano “A gente precisa garantir a articulação em relação a dengue, temos que nos manter em eterna parceria. Afinal, o mosquito não ataca só no verão”, lembra Adenildes. Maiores informações sobre como prevenir a proliferação do mosquito da dengue podem ser adquiridas através do site: www.saude.gov.br ou www.canalsaude.fiocruz.br.