Escolas da rede pública devem ganhar computadores portáteis ainda neste ano

14 de fev de 2007 - dev

Agência Brasil – Escolas da rede pública devem receber, até o fim do primeiro semestre deste ano, 1.900 computadores portáteis. Os aparelhos são do tamanho de um caderno e pesam menos de um quilo. Os novos computadores são importados e foram doados por três empresas internacionais – a Intel, a OLPC e a Encore.

O Ministério da Educação (MEC) já recebeu os computadores e está testando as máquinas. A idéia é que os aparelhos atendam apenas às necessidades escolares dos alunos. O projeto Um Computador por Aluno (UCA) prevê que cada estudante da rede pública tenha acesso ao novo computador.

O diretor do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica e Educação a Distancia do MEC, Espártaco Madureira, afirmou que os computadores devem ser usados para complementar o ensino na rede pública.

“Estamos planejando para 2007 um conjunto de experiências-piloto, onde iríamos construir, junto com as secretarias de Educação e com as unidades escolares indicadas por essas secretarias alguns modelos pedagógicos de uso desses computadores educacionais no processo didático de aprendizado”, explicou Madureira.

O diretor disse ainda que inicialmente o projeto UCA será testado apenas em algumas escolas, pelo menos uma em cada região do país. “Nós temos a intenção de promover, durante o ano, em cinco unidades escolares da rede pública de ensino, representando as cinco grandes regiões do Brasil”.

Segundo Espártaco Madureira, o governo federal não alocou recursos para o projeto UCA. Ele informou que o MEC trabalha apenas com as máquinas doadas e que a ampliação do UCA e a utilização de computadores portáteis em outras escolas vai depender do resultado nas unidades em que forem realizados os testes.