Escolas da Regional Pirajá comemoram o Dia Nacional da EJA

20 de set de 2022 - Jornalismo

 

O Dia Municipal da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é comemorado em 19 de setembro, e para festejar a data, as escolas da GR Pirajá que ofertam essa modalidade, tem realizado oficinas sobre Prevenção e Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres. A programação começou dia 14/09, na Escola Municipal Cleriston Andrade, dia 15 na Escola Municipal Sociedade Fraternal, nesta terça-feira (20) o evento será na EM Dona Arlete Magalhães e quarta (21) na Escola Municipal Alexandrina Santos Pita, sempre às 19h.

De acordo com a gestora Elenilda Moreira, da Escola Municipal Sociedade Fraternal, a iniciativa da coordenadora Kátia Filardis, da Escola Municipal Cleriston Andrade, surgiu a partir de situações que emergiram no cotidiano escolar. “Dessa forma, a ação buscou trazer esclarecimentos sobre o papel da mulher e o percurso histórico da legislação que as ampara, desde a constituição federal até os dias atuais. Foram discussões efervescentes entre homens e mulheres que possibilitaram reflexões, a partir de situações reais, de violência física, psicológica, importunação sexual, respeito mútuo e afeto”, explica.

A EJA é uma modalidade diferenciada composta por homens e mulheres trabalhadores e trabalhadoras, produtores de sua existência e de outras pessoas. “São sujeitos que tiveram as suas trajetórias escolares interrompidas e/ou não iniciadas, com uma predominância do gênero feminino, mulheres que foram impedidas de estudar por seus pais, e ao constituírem famílias, pelos seus respectivos cônjuges”, conta a gestora.

Paras os alunos da EJA, o encontro foi considerado potente, pois proporcionou esclarecimentos para homens e mulheres que muitas vezes sofrem ou praticam a violência, por falta de conhecimento. A atividade contou com a participação de Ana Lúcia Ferreira da Cruz, 57, aluna do TAP III da Escola Municipal Sociedade Fraternal que declamou uma poesia sobre a temática. “Achei a palestra muito positiva, agregou bastante, acredito que tenha ajudado muito também os meus colegas”, disse.