Escolas de Salvador aplicam Provinha Brasil

10 de mar de 2009 - dev

A primeira etapa da Provinha Brasil será realizada no dia 17 de março (terça-feira) em todas as escolas da rede municipal que possuem turmas do 1º Ciclo de Aprendizagem. A perspectiva é de que todos os alunos que já tenham concluído dois anos de escolarização no Ensino Fundamental participem da avaliação.

A Provinha Brasil é um instrumento elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais Anísio Teixeira / INEP, autarquia do Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de levantar dados sobre o nível de alfabetização dos alunos, para que as intervenções pedagógicas necessárias sejam realizadas ainda nos primeiros anos de aprendizagem.

De acordo com a assessora de ensino da ASSEG (Assessoria Estratégica de Gestão), Vera Percontini, a Provinha Brasil possibilita uma avaliação dos níveis de leitura, escrita e raciocínio lógico dos alunos. Para a correta aplicação do instrumento, as escolas recebem um kit com orientações gerais, passo a passo, guia de correção e interpretação de resultado, guia de aplicação e reflexões sobre a prática.

Segundo secretário de Educação, Carlos Ribeiro Soares, a realização desta prova permite que os docentes e gestores possam avaliar os avanços alcançados pelos seus alunos. “Tenho certeza de que neste ano teremos resultados bastante positivos, pois já promovemos ações em 2008, após a primeira aplicação do Provinha Brasil em Salvador, e também temos incentivado a qualificação de nossos professores”, explica.

A diretora da Escola Municipal Visconde de Cairu, Sônia Sena, também concorda que esta ação irá repercutir positivamente na qualidade do ensino municipal. “Comprovamos em 2008 que esta ação pode render grandes resultados para a Educação de nossa cidade. Já percebemos um avanço no aprendizado e queremos continuar estimulando nossos alunos para um melhor desempenho”, afirma.