Escolas Municipais celebram Dia da Consciência Negra e 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

25 de nov de 2019 - Publicidade

Estudantes das Escolas Municipais Martagão Gesteira e João XXIII (GRE Centro) saíram em caminhada na última sexta-feira (22), pelas ruas do Engenho Velho de Brotas em comemoração aos 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Consciência Negra.  O desfile dividido em alas temáticas mostrou todo o trabalho realizado em sala de aula através de roupas, turbantes e viseiras confeccionadas pelos alunos.

A ala de dança abriu o desfile com as crianças mostrando coreografias embaladas por músicas que exaltam a luta do negro e o respeito ao ser humano. Em seguida a ala das indumentárias com os estudantes usando turbantes de várias cores e tamanhos. Desfilaram ainda crianças usando viseiras representadas por símbolos, nomes de personalidades, palavras de força e estímulos para a comunidade.

De acordo com a diretora do Martagão Gesteira, Judith Carolina Tre, esse trabalho vem sendo desenvolvido o ano inteiro, pois além de falar sobre a questão da Consciência Negra com os estudantes, abordam também outras questões como a preservação do meio ambiente. “Trabalhamos várias temáticas incluímos também o respeito à natureza, ao ser humano, aos animais, às questões sobre a diversidade e a aceitação do outro, culminando nesse grande evento que há quatro anos realizamos com o apoio da comunidade”, explica.

“A gente sempre celebra um tema dentro da data que é alusiva a consciência negra para motivar pedagogicamente os meninos que vem fazendo um resgate dos 30 anos dos direitos humanos e do significado de cada um, além do envolvimento conceitual que culmina nesta mostra da cultura africana e afro descendente”, disse Amarildo Calabrez, coordenador pedagógico e vice-diretor da Escola Martagão Gesteira.