Escolas municipais abrerm suas portas às comunidades nos finais de semana

05 de set de 2005 - dev

No dia 05 de setembro, às 14 horas, a secretária estadual de Educação, Anaci Paim, e a secretária municipal de Educação e Cultura de Salvador, Olívia Santana, assinam com representantes do MEC o termo de adesão ao Programa Escola Aberta. Ainda em setembro, ocorrerá o relançamento do Programa em nível nacional e a abertura das mil e duzentas “Escolas Abertas” nos seis territórios metropolitanos contemplados, inclusive a Região Metropolitana de Salvador. O seminário de sensibilização de diretores e secretários escolares ocorre entre os dias 05 e 06 de setembro, no Hotel Mar Azul (Barrra). A ação consiste na abertura de escolas da rede municipal durante os finais de semana para a realização de oficinas de qualificação profissional; lazer; cultura; artes; esportes e saúde em 32 unidades de ensino.

A aplicação do programa no ensino fundamental em Salvador é uma parceria da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, com o MEC e a Unesco, com uma estratégia inovadora na oferta de educação, cultura e lazer. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da educação e a construção de uma cultura de paz através da integração entre a escola, a família e a comunidade. A meta é contribuir para a redução da violência nas comunidades no entorno das escolas através da oferta de atividades culturais, de lazer, esportes e qualificação profissional.

As atividades terão como diretriz norteadora o Programa Abrindo Espaços: Educação e Cultura para a Paz da UNESCO. O programa cristaliza um dos elementos definidores da vida social: a participação.

Seminário

Durante o seminário, os representantes do MEC realizam palestra sobre o histórico do Programa Escola Aberta e promovem atividades de capacitação dos diretores e secretários escolares, dentre outras atividades.