Escolas municipais acolhem famílias desabrigadas pelas chuvas

15 de abr de 2021 - Publicidade

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) disponibilizou escolas da rede para abrigar os moradores de áreas de risco, que tiveram seus imóveis ameaçados de desabamento em decorrência das chuvas. As localidades mais afetadas foram: São Caetano, Novo Marotinho, Santa Terezinha, Sete de Abril e Lobato. Nessas regiões, as Gerências Regionais de Educação (GREs) se colocaram à disposição para acolher e dar o apoio necessário para que as famílias tenham o sono tranquilo, até que possam retornar para suas casas. Essa é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador realizada através da Codesal, Smed e da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre).

“Este é um período muito crítico em várias áreas de Salvador, porque aumenta muito o volume e a frequência de chuvas, que podem resultar no risco de desabamento ou de deslizamento, mesmo com todas as ações já tomadas pela Prefeitura nos últimos anos para dirimir esses problemas”, explica Marcelo Oliveira, secretário municipal da Educação. “Assim, a Smed integra a equipe da operação chuva, tanto para oferecer abrigo nas escolas municipais, quanto para dar assistência a essas famílias, como a alimentação, por exemplo”, afirma.

A GRE Subúrbio I se responsabiliza pelo gerenciamento de quatro unidades que acolhem um total de 90 pessoas distribuídas nas escolas municipais Coração de Jesus, Santa Luzia do Lobato, Santa Terezinha e Durval Pinheiro. A Gerência já está se articulando para disponibilizar mais uma unidade escolar, caso se confirme a previsão de uma nova frente fria no próximo final de semana.  “Fazemos toda a logística de acolhimento às famílias, desde o cadastro, distribuição das refeições, além de prestar assistência aos necessitados, encaminhando para a Secretaria de Promoção Social”, explica a gerente Geisa Barreto.

A distribuição das famílias segue as determinações exigidas pelas autoridades da Saúde de manter o distanciamento social em decorrência da pandemia. À medida que as famílias vão chegando aos abrigos, recebem roupas de cama, colchão e produtos de higiene pessoal. Na região de São Caetano são 23 pessoas distribuídas nas escolas municipais ACM e Antônio Carvalho Guedes. Na localidade Novo Marotinho três pessoas estão abrigadas na escola da região.

De acordo com a coordenadora de alimentação escolar da Smed, Emília Carla Lima Coelho, foi disponibilizada uma equipe composta por dez nutricionistas, 25 merendeiras que revezam para fazer o atendimento nos abrigos, além de motoristas, ajudantes e funcionários da limpeza. “Logo no início da operação foram atendidas em média 180 pessoas por dia, esse quadro atualmente foi atualizado e agora são um total de 113 pessoas que recebem quatro refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia), explica.

A elaboração das refeições segue as recomendações nutricionais do cardápio básico, com 2 mil calorias diárias, para que ocorra adesão em sua totalidade. “A equipe avalia se existe alguém com alergia ou intolerância a algum tipo de alimento, caso tenha o cardápio dessa pessoa sofre alteração. O mesmo cuidado é direcionado para crianças e bebês, nesse caso a refeição é específica”, destaca Emília.

Fotos: André Carvalho/SMED