Escolas municipais beneficiadas com ação do projeto Barba do Bem

06 de maio de 2011 - dev

O dia das mães vai ser ainda mais especial para cerca de 850 alunos de quatro escolas municipais de Salvador. Neste domingo, às 10h30, na Escola Municipal Tertuliano de Góes, Federação, o governador Jaques Wagner confirma a venda da sua barba para o projeto Barba do Bem Gillete por R$ 500 mil, que serão doados para o Instituto Ayrton Senna, que vai investir em projetos pedagógicos para as unidades.

A ação contará com a presença do prefeito João Henrique Carneiro, do secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, João Carlos Bacelar, da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, além de outras autoridades, alunos da rede municipal e comunidade. As quatro unidades beneficiadas estão localizadas nos bairros Calabar e no Alto das Pombas e serão beneficiadas com os projetos Gestão Nota 10 e Circuito Campeão.

As escolas são o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Calabar, Escola Municipal Tertuliano de Góes, Municipal Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima e Municipal Casa da Amizade.

PROJETOS – O programa Gestão Nota 10 é dirigido a gestores de educação, fornecendo capacitação e ferramentas gerenciais com objetivo de elevara a qualidade da aprendizagem de forma eqüitativa, bem como promover a articulação de todas as condições necessárias para a eficácia dos processos educacionais.

O projeto trabalha com indicadores e estabelece metas a serem parceladas e cumpridas pelas escolas e secretarias de educação, devidamente ajustadas a cada ano letivo a partir da realidade dos resultados obtidos no ano anterior. A ação está presente em 512 municípios de 18 estados brasileiros.

Já o Circuito Campeão introduz, nos primeiros anos do Ensino Fundamental das redes regulares, ferramentas de gestão da aprendizagem como soluções concretas para estancar a má qualidade de ensino. O objetivo é garantir o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, de cálculos matemáticos e de compreensão de fenômenos naturais e sociais, de maneira a contribuir para permanência e sucesso do aluno na escola.

O programa utiliza nas escolas e secretarias uma cultura de gestão focada em resultados de aprendizagem, priorizando políticas de alfabetização e de acompanhamento das quatro primeiras séries do ensino fundamental e é desenvolvido em 589 municípios de 22 estados do país.