Escolas municipais festejam a chegada da Primavera

23 de set de 2015 - Jornalismo

A estação das flores teve início em nossa cidade nesta quarta-feira (23) e foi recebida com muita animação por alunos das escolas da rede municipal de Salvador. Desfiles, recital de poesia, peças teatrais e muita alegria foram o combustível que empolgou estudantes, professores e comunidades. Para receber a Primavera, a Escola Municipal Marcos Vinicius Vilaça se antecipou e, na terça-feira (22), realizou uma apresentação de música e poesia que contou com a participação da ex-professora Celidalva Matos que encantou a todos a personagem Elefante Florista distribuindo flores e alegria.

A Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima realizou, no bairro Santo Antônio Além do Carmo, a “Feira da Primavera da Vivaldo”. Foram expostos stands de mudas de flores, cartazes temáticos, chá de ervas medicinais para os visitantes, distribuição de mudas e sementes, apresentação de percussão, poesias, músicas e diversas outras atividades que envolveram a temática.

As crianças da Educação Infantil, além dos alunos do 1º e 2º ano da Escola Municipal Senhora Santana, na Orla, receberam a primavera com a realização de atividade ao ar livre. A estação da luz foi festejada na Praça Carlos Batalha com cantigas de rodas, confecção de flores, brincadeiras, contação de estórias e leitura. No mesmo espírito de confraternização ao ar livre, alunos do CMEI José Maria de Magalhães, localizado em Paripe, receberam a Primavera no Parque de Pituaçu. Em harmonia com a natureza, as crianças deram prosseguimento ao projeto “Viajando Pelo Mundo das Artes”, que teve como pano de fundo a obra da teatróloga Maria Clara Machado. Gincana, pintura de rosto, escultura de balões fizeram parte da atividade.

Programação – As atividades comemorativas a chegada da Primavera continuam pelos próximos dias. Na sexta-feira (25), o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Álvaro Bahia trará o encantamento dos personagens infantis para a Primavera. Com o tema “Era uma vez…o Cmei Álvaro Bahia em uma viagem encantadora pelos contos de fada”, o desfile da primavera será dividido em quatro alas: Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e os Sete Anões, Os Três Porquinhos e A Pequena Sereia. Conforme os organizadores, a atividade incentivou as crianças a utilizarem a leitura como fator importante na formação escolar e do próprio indivíduo.

No mesmo dia, a Escola Municipal Graciliano Ramos, em Vista Alegre de Baixo, realizará um grande desfile em homenagem a chegada da Primavera e também como alerta para a necessidade de preservação do meio ambiente. Alunos e comunidade tomarão as ruas do bairro com muita cor, alegria e música. Na quinta-feira (24), as crianças da Escola Municipal Vinicius de Morais homenagearão a chegada da estação das flores com a realização do Sarau da Primavera com muita poesia, música, pintura, dança e teatro.

O bairro de Roma, na Cidade Baixa, não ficou de fora da festa das cores. A Escola Municipal Geraldo Tavares realiza na terça-feira (29) um desfile que tem como tema “Primavera Encantada do Geraldo Tavares” que reunirá alunos da Pré-escola ao 3º ano do Ensino Fundamental e a comunidade local na busca pela valorização e preservação do meio ambiente.

Localizada no bairro de Santa Cruz, a Escola Municipal Teodoro Sampaio festeja também na terça-feira (29) sua recepção à Primavera com um Sarau Artístico e Literário onde serão apresentadas releituras de grandes clássicos de literatura nacional, a exemplo de Os Sapos, de Manoel Bandeira. No mesmo espaço, ocorrerá a exposição de releituras da obra O Operário, de Tarsila do Amaral, e O Plantador de Café, de Candido Portinari, além de uma exposição de cartazes baseados na obra literária Os miseráveis, de Vitor Hugo. O Sarau contará ainda com um Circuito de Exposições reunindo pinturas sobre a Mitologia Afro Brasileira, Instalação conceitual, Painel Bilíngue – Machado de Assis, Mostra Fotográfica da Peça “Pai contra mãe” de Machado de Assis. As atrações musicais ficam a cargo do Coral da escola que apresentará diversas obras de Marcelo Yuka (Cristo e Oxalá) a composições de Villa Lobos.