Escolas municipais fizeram os últimos ajustes para a avaliação do Programa Salvador Avalia (Prosa)

10 de set de 2021 - Publicidade

As avaliações do Prosa começam nesta segunda-feira (13) e vai até o dia 17. Com mais de 163 mil estudantes, a Rede Municipal de Educação de Salvador vai realizar a prova para os alunos do Ensino Fundamental do 2º, 3º, 5º e 9º ano. Eles farão prova de Língua Portuguesa e  Matemática com as turmas, em dias alternados.

Nesta última semana que antecede as provas, os alunos fizeram simulados e esclareceram dúvidas. Segundo Márcia Cristina Pinto, gestora da Escola Municipal Makota Valdina, situada no Engenho Velho da Federação, esta reta final é um momento de muita conversa e preparação para que os candidatos façam as provas com tranquilidade. “Os alunos fizeram simulados e se familiarizaram com o formato da avaliação. Estamos fazendo um trabalho de conscientização com eles e os familiares, sobre a importância desta avaliação que nos dará um diagnóstico de como estão nossos estudantes e o que precisaremos incluir em nosso plano de ação para que possam evoluir”, ressaltou Marcia.

A gestora afirmou que os alunos de 1º ao 3º ano demonstram um pouco de ansiedade. “As turmas do segundo ciclo, que já realizaram avaliações similares ficaram um pouco apreensivos, mas procuramos passar pra eles a importância de estarem relaxados, para realizar as questões com bastante atenção e cuidado, respondendo com segurança tudo o que sabem”.

A aluna do 8º ano, da Escola Municipal Hildete Lomanto, Ana Clara da Silva Santos , 13, se diz preparada para a prova. “Desde o ano passado que venho aprofundando os estudos, estou ansiosa, mas contamos com o suporte dos professores que mesmo na pandemia nos orientaram à distância. Sei que estou preparada e espero alcançar as expectativas.”

O Prosa é uma avaliação educacional que auxilia o processo de aprendizagem de todos os estudantes para munir os professores com informações sobre o desempenho de cada um dos alunos por habilidade. As provas, com 21 questões cada, ocorrem nos mesmos moldes da Prova Brasil, cujas médias de desempenho são utilizadas, juntamente com a taxa de aprovação, para obtenção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os resultados do Prosa servirão também de base para o planejamento de políticas públicas municipais no sentido de avaliar as dificuldades do processo de ensino na aprendizagem e investir em ações para solucioná-las.