Escolas municipais ganharão 24 quadras poliesportivas

28 de fev de 2008 - dev

O prefeito João Henrique assinou na manhã de hoje (dia 28) a Ordem de Serviço (OS) para a construção e recuperação de 24 quadras poliesportivas nas escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação e Cultura e o Ministério dos Esportes, irá beneficiar diretamente mais de 13 mil estudantes da capital baiana, além de envolver, através de convênio com a Caixa Econômica Federal, recursos da ordem de R$2,7 milhões. As obras de instalação dos novos equipamentos esportivos serão concluídas dentro de 180 dias, sendo que as novas áreas contemplarão a prática de diversas modalidades, incluindo futebol, basquete, vôlei, futsal e handbol.

Durante a solenidade de assinatura do acordo, realizada na Escola Municipal Deputado Gersino Coelho, no bairro do Doron, o prefeito destacou a importância da ação na inclusão social e no fomento à cidadania junto ao público infanto-juvenil. “Muitos jovens, por uma questão até mesmo de ociosidade, acabam gastando energia em coisas negativas. Contudo, com investimentos como esse, em áreas como educação e esporte, estamos gerando novas oportunidades para o desenvolvimento dessa garotada”, afirmou João Henrique, que aproveitou para destacar os bons resultados alcançados, na região, pelos programas sociais do governo federal.

Sob a responsabilidade da construtora Qualy Engenharia, as obras de construção dos novos espaços envolvem ainda a criação de quadras poliesportivas com dimensões oficiais, incluindo a implantação de alguns ambientes totalmente cobertos. Presente também à assinatura da ordem de serviço, o secretário municipal da Educação e Cultura em exercício, Cláudio Silva, ressaltou a contribuição da prática esportiva na trajetória educacional do cidadão. “Reequipar essas quadras é investir no processo de formação da cidadania, em especial junto às crianças, que estão justamente nessa fase inicial de crescimento”, avaliou.

Para a diretora da Escola Gersino Coelho, Julieta Pereira, a reestruturação da quadra esportiva do colégio irá surtir efeitos positivos não apenas junto à classe estudantil, mas também entre a população do Doron. “Esse investimento, que vem beneficiar nossos 1.250 alunos, seja do pré-escolar à 4ª série, será de grande utilidade também para a comunidade em torno da nossa unidade de ensino”, comentou.

No decorrer do encontro, o prefeito João Henrique, atendendo a um pedido feito pela estudante Tainá Batista, anunciou a autorização para a instalação de um parque infantil na Escola Gersino Coelho. Além de alunos e professores da unidade educacional, a cerimônia contou também com a participação do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Valdenor Cardoso, representantes da Caixa Econômica Federal, vereadores e autoridades políticas.