Para celebrar o Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, as escolas municipais realizaram uma programação especial durante a semana que antecede a data, para a família participar da rotina escolar dos filhos. Oficinas de artes, lembrancinhas personalizadas, sorteio de brindes, dia da beleza, bingos, palestras e contação de histórias, foram algumas das atividades desenvolvidas para o fortalecimento da família na escola.
A Escola Municipal Primeiro de Maio, situada em Massaranduba, promoveu uma oficina de porta trecos e ofereceu um café da manhã para as mamães. De acordo com a diretora, Eunice Conceição Alves, os familiares têm participado dos eventos realizados na escola. “Eu fico muito feliz pois já tem um bom tempo que realizamos essas ações e o quantitativo de pais e mães está aumentando a cada dia. Este ano resolvemos fazer uma acolhida diferente, com uma atividade de relaxamento, depois ouvimos vários depoimentos de mães solo, para nós é de suma importância esse momento, pois conseguimos trazer a comunidade e os pais para dentro da escola, mostrando para eles como cuidamos e ensinamos os filhos que aqui estudam”.
O professor de artes, Manoel Paulo Graça, aproveitou o momento para ensinar as mães como fazer porta celular, mostrando que, com poucos materiais se confecciona objetos que podem ser úteis no dia a dia. “Aqui em nossa escola, os próprios alunos produzem o painel das festas, hoje estou fazendo o mesmo processo com as mães, mas deixando-as livres para criar o que quiserem. Esse contato com arte é libertador, elas estão se envolvendo totalmente, pois todas querem participar e para nós é gratificante”.
Lucinalva Bonfim Santos, 30 anos, mãe do pequeno Miguel Bonfim, disse que é a primeira vez que participa de um evento na escola e afirma que a oficina pode ser uma maneira de ter uma renda extra. “Meu filho aprende muitas coisas aqui na escola e eu gostei de estar aproveitando esse momento, apendi a fazer uma lembrancinha que pode até me trazer uma renda extra”, disse.
Na Creche e Pré Escola Primeiro Passo Cajazeiras VIII, situada em Cajazeiras a diversão também foi completa com programação muito especial, teve de um tudo para as mamães, avós e pais que estiveram presentes. As famílias dos alunos dos grupos 2 e 3 fizeram uma aula de zumba logo pela manhã, em seguida foram para sala de aula onde cada turma ofereceu um delicioso café da manhã, presenteando as mães com surpresinhas confeccionadas pelos próprios alunos. As mães tiveram ainda uma oficina de maquiagem e cuidados com a pele, participaram de um bingo comemorativo e distribuição de brindes.
“Hoje é um dia muito especial, procuramos transformar por alguns minutos, a vida dessas mães que estão sempre na correria do dia a dia, em um momento de prazer e lazer com os filhos. Aqui também tem as presenças não só das mães, mais de avós e de alguns pais que fazem questão de participar da vida dos pequenos”, destacou Mércia Cristina Barbosa, diretora.
Rafael Silveira de Jesus, 37 anos e pai de aluno, disse que essa é uma oportunidade dos pais acompanharem os filhos, mostrando interesse no desenvolvimento das crianças e aproveitar para acompanhar e homenagear também as mães nesse momento tão especial. “É importante o pai também se fazer presente e hoje nesse dia de atividades a gente pode acompanhar nossos filhos e ajudar as mães a saber das atividades deles na escola e aproveitar para homenagear essas grandes mulheres”.
Na Escola Municipal Vivaldo da Costa Lima, localizada no Santo Antônio Além do Carmo. O turno da manhã, foi reservado para a equipe do Senac fazer uma sessão de cuidados para a família, com limpeza de pele, oficina de esmaltação e Spa dos pés, a tarde as crianças tiveram uma oficina de xadrez e contação de história, com a equipe do Museu Aleixo Belov.
“Temos uma parceria com o Museu Aleixo Belov, então convidamos o professor de xadrez para fazer essa oficina, para que através do primeiro contato com as peças do xadrez, nossos alunos possam desenvolver algumas habilidades que consideramos importantes para o trabalho em sala de aula, paciência, autonomia, raciocínio lógico, iniciativa. Isso acaba complementando o trabalho das outras disciplinas da base curricular”, explicou o gesto Wendel Souto Batista.
Além das escolas citadas, outras unidades também ofereceram um dia de comemorações para as mamães e familiares, como a exemplo da Manoel Clemente Ferreira; Cmei Educar e Viver; Escola Municipal da Engomadeira; Escola Municipal Padre José de Anchieta; Escola Municipal Ilha dos Frades; Cmei Waldeck Ornelas; Escola Municipal Marisa Baqueiro Costa, entre outras.
Leia mais: Oficina celebra Dia das Mães em escola no Lobato
Fotos: Enaldo Pinto