Escolas municipais recebem coletores seletivos

29 de mar de 2011 - dev

Reforçando a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, o projeto de coleta seletiva nas escolas municipais de Salvador começou a ser implantado pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secult), em parceria com a Braskem. Estimular a aplicação da coleta seletiva dentro do ambiente escolar é o principal objetivo da Jornada de conscientização para prática de reciclagem, iniciada na tarde desta segunda-feira (28), na Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, em São Cristóvão. O evento marcou o início da semana de comemoração desenvolvida pela Secult em homenagem aos 462 anos da Cidade do Salvador.

A jornada tem como principal objetivo desenvolver a educação ambiental referente à reciclagem dos resíduos sólidos (lixo) entre as crianças e os jovens, incentivando a separação dos materiais recicláveis e o descarte nos coletores adequados. A Braskem doou 96 coletores seletivos de resíduos, instalados em 30 escolas que atendem o segmento do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e já desenvolvem projetos na área ambiental.

Durante o lançamento do projeto, secretário João Bacelar alertou os estudantes sobre a necessidade de preservação da natureza e parabenizou, antecipadamente, a cidade do Salvador. “Temos que preservar esta cidade e trabalhar para que a educação de Salvador seja cada vez mais de qualidade”, disse. Estudantes do 6º e do 9º recitaram um poema do livro Cordel referente às questões ambientais. Um coral composto por mais de 20 alunos do 9º ano da unidade escolar cantou o ‘Xote Ecológico’ e a fanfarra da Municipal Helena Magalhães encerrou as apresentações.

COLETORES – As lixeiras são feitas de plástico reciclado e vão ficar no pátio das escolas, num espaço determinado à coleta seletiva. “Vamos utilizar estes coletores no dia a dia da escola e os alunos poderão, na prática, aplicar o entendimento colhido através dos projetos desenvolvidos em sala de aula”, disse a professora de ciências Cibele Lobão. A educadora ressaltou que a Escola Brigadeiro Gomes desenvolve o projetos ligados ao meio ambiente há cinco anos proporcionando aos estudantes a conscientização ambiental não só no ambiente escolar, mas, também, sendo multiplicadores em suas casas e nas ruas do bairro.

A Braskem também disponibilizou mil cartilhas de boas práticas na reciclagem que serão distribuidas para todas as escolas que foram beneficiadas com os coletores. Reciclagem, sociedade sutentável, o conhecimento dos materiais recicláveis e o ciclo de transformação dos resíduos são alguns abordados na cartilha. “Ao aplicar a cartilha em sala de aula, os professores reforçam o incentivo à reciclagem”, garantiu o gerente de Relações Institucionais da Braskem, Amaury Pekelman.