Escolas municipais recebem posto móvel de vacinação para as crianças de 5 a 11 anos

21 de fev de 2022 - Publicidade

A vacinação nas escolas municipais para crianças de 5 a 11 anos começou na sexta-feira (18). Uma parceria da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que tem como objetivo fazer uma busca ativa do público dessa faixa etária que ainda não iniciou o esquema vacinal contra a Covid-19. A vacinação na escola é exclusiva para os alunos matriculados na Rede Municipal.

A mobilização começou no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mario Altenfelder, no Lobato, e na Escola Municipal Nova do Bairro da Paz, para que os pais pudessem ter acesso rápido e fácil para vacinarem os filhos. De acordo com o secretário Municipal da Educação, Marcelo Oliveira, outros postos serão instalados em diferentes escolas. “Iniciamos o programa de vacinação, a proposta é não deixarmos nenhuma criança sem a oportunidade de serem imunizadas contra a Covid-19, começamos hoje nessas duas escolas, mas com a intenção de ampliarmos mais postos móveis ao longo das próximas semanas, para alcançarmos todas essas crianças, facilitando também a vida dos responsáveis”.

De acordo com a SMS, mais de 107.901 crianças entre 5 e 11 anos de idade já receberam a primeira dose do imunizante em Salvador. O número representa uma cobertura de 56% do público residente no município. “Os resultados que Salvador tem alcançado de vacinar adolescentes de 12 a 17 anos mostra que devemos ser a capital que mais vacinou adolescentes nessa idade com 99,4% de resultado e das crianças de 5 a 11 já temos 55%, e ainda não chegamos nos 30 dias. Isso mostra o trabalho hercúleo do Prefeito Bruno Reis e toda prefeitura de Salvador, para rapidamente fazer com que essa pandemia passe, pois  vacina além de salvar vidas ela salva os empregos dos pais e mães de família, afirma o secretário da SMS, Léo Prates.

“É sempre importante uma estratégia de vacinação como vem acontecendo essa campanha,  desde o início que estamos fazendo isso com os órgãos da Prefeitura de Salvador e neste momento de retomada às aulas,  a instituição de ensino significa um espaço onde nós podemos captar ainda mais pessoas para vacinar. Essa integração é essencial para que possamos assegurar a saúde da comunidade”, disse Doiane Lemos, coordenadora de imunização da Secretaria Municipal da Saúde.

A iniciativa agradou muitos familiares que estavam com dificuldade de levar os filhos aos postos de saúde. Logo na chegada à escola os pais que levavam os filhos pra aula se surpreenderam com a notícia e resolveram assinar a autorização de imediato. Felipe Santos Ramos, pai do pequeno Samuel Solis Ramos, comemorou a ação. “Ficou muito melhor aqui na escola, aposto que facilitou demais a vida da gente que vive uma rotina intensa de trabalho”, disse.

Quem também ficou feliz com a ação foi o estudante Ruan Santana Rocha, 9 anos. Apesar da pouca idade, ele já tem noção da importância do imunizante. “Tem que tomar a vacina para se proteger da Covid”, disse o pequeno depois de tomar a sua primeira dose.

A 1ª dose do imunizante Pfizer será ofertada para todas as crianças de 5 a 11 anos, incluindo as com comorbidades e/ou deficiência permanente. Já a 1ª dose do imunizante CoronaVac será ofertada para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos, com exceção dos pequeninos com comorbidade e/ou deficiência permanente, gestantes e puérperas.

 

Foto: André Carvalho