Escolas municipais vão receber 10 mil computadores

26 de set de 2005 - dev

Salvador vai receber dez mil computadores para serem empregados no programa de inclusão digital da Prefeitura. Este foi o primeiro resultado concreto do Workshop Salvador/Atlanta, que se encerrou hoje (dia 23), no Hotel Blue Tree Tower, Rio Vermelho. O encontro abriu perspectivas para projetos que relacionem as duas cidades no campo da educação, cultura, inclusão social e know how em experiências administrativas municipais.

De acordo com o coordenador de Relações Bilaterais da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (Secri), Alexandre Amissi, cerca de 200 mil crianças, entre seis e 14 anos, devem ser beneficiadas com cursos de informática. As máquinas serão doadas pela 5R Processors Ltda, uma empresa que recolhe computadores e outros equipamentos com pouco uso nos Estados Unidos e os recicla para evitar a poluição do meio ambiente. “Os computadores doados à Prefeitura de Salvador pertencem à geração Pentium III e podem ser perfeitamente usados no programa de inclusão digital”, explica Alexandre Amissi.

O workshop foi próspero no campo da reparação social de pessoas afrodescendentes. De acordo com a idealizadora do evento e presidente do Comitê das Cidades-Irmãs Atlanta-Rio, Wilma Kruger, Salvador e Atlanta têm em comum a presença marcante de descendentes africanos na população. “Este é apenas o marco do início das relações Atlanta-Salvador. Vamos desenvolver juntos vários projetos voltados basicamente para a educação e a cultura”. Kruger lembrou também que Atlanta é uma referência em planejamento urbano e na administração de hospitais públicos. “Poderemos trocar muitos conhecimentos”, concluiu.

O secretário municipal da Reparação, Gilmar Santiago, está animado com a perspectiva de resultar desse encontro importantes projetos de inclusão social. “Eles (a delegação de Atlanta) estão muito impressionados com a política que a Prefeitura de Salvador vem desenvolvendo no sentido de promover a eqüidade racial”. A delegação de Atlanta era composta predominantemente por afrodescendentes.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social