Escolas se programam para o Dia do Índio

09 de abr de 2008 - dev

Na próxima semana será comemorado o Dia do Índio. Devido a importância da data (19) para a história do Brasil, as escolas municipais Luiz Anselmo e Abrigo do Salvador elaboraram uma programação especial em suas unidades, com apresentações que têm como principal finalidade propor aos alunos da rede um maior contato com a cultura indígena.

No dia 14 (segunda-feira), a Escola Municipal Luiz Anselmo recebe a visita de índios da tribo Kariri-Xocó, que vivem em terras localizadas às margens do Rio São Francisco. O grupo vai realizar, nos turnos matutino e vespertino, apresentações do Toré (ritual indígena), danças e outras manifestações culturais que fazem parte de seu cotidiano.

No dia 15 (terça-feira), é a vez da Escola Municipal Abrigo do Salvador realizar a homenagem, que tem como proposta demonstrar para os alunos como a cultura indígena está inserida no cotidiano, através do vocabulário, culinária e brincadeiras infantis. A escola vai realizar apresentações interdisciplinares para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Entre as atividades estão: artesanato (do grupo de Educação Infantil), jogos e brincadeiras (do grupo do 1º ano), dança e música sobre a história do índio (do grupo do 2º ano), culinária (do grupo do 3º ano), cultura indígena (do grupo do 4º ano) e lendas indígenas (do grupo do 5º ano).