Esther Grossi profere palestra na Jornada Pedagógica 2007 da rede municipal de ensino

05 de fev de 2007 - dev

Às 17h00, no dia 05 de fevereiro, no Auditório Yemanjá, no Centro de Convenções, Esther Grossi profere a palestra “Todos podem aprender na cidade educadora”. A sua apresentação integra a programação da Jornada Pedagógica 2007 da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, que terá um público de 5.000 professores da rede municipal de ensino (que ensinam em 365 escolas) e o tema “Responsabilidade Social no processo da Escrita e da Leitura”. A jornada segue até o dia 09 de fevereiro com abodagens com eventos como os seminários “Caminhos e Possibilidades na Busca da Interdisciplinaridade” e “A Língua estrahngeira no Contexto Escolar”. Confira a programação no site www.educacao. salvador.ba.gov.br.

Esther Grossi é uma das maiores especialistas em alfabetização de jovens e adultos do país. Salvador bateu o recorde nacional de inscrições do programa Brasil Alfabetizado, com mais de 20.000 matrículas no Programa Salvador Cidade das Letras/Brasil Alfabetizado. Em abril deste ano, estes alunos concluirão seus cursos de alfabetização.

Esther Grossi entrou na rede estadual de ensino como professora de Matemática, na capital gaúcha. Em 1968 fez mestrado na Universidade Paris VII. Já em 1970 fundou o Geempa, então Grupo de Estudos sobre o Ensino da Matemática de Porto Alegre.

De 1989 a 1992, Esther Grossi exerceu o cargo de secretária de Educação do município de Porto Alegre. De 1995 a 2002, ela foi deputada federal pelo Rio Grande do Sul.

Ela pinta seus cabelos de várias cores, afirmando que é mais fácil ter coragem de mudar a cor dos cabelos do que mudar educação e política, tarefa na qual está profundamente engajada.

É autora de mais de uma dezena de obras sobre matemática, processo cognitivo e alfabetização. É colaboradora assídua de jornais, revistas e publicações especializadas em educação nacionais e internacionais.
Desde abril de 2002, Esther coordena, em Porto Alegre, o projeto “O prazer de ler e escrever de verdade”, realizado pelas ONGs GEEMPA e THEMIS, com recursos do Ministério da Educação, e que objetiva a alfabetização de mil mulheres em três meses. Por sua proposta inovadora, a realização do projeto está sendo especialmente acompanhada pela UNESCO e pelo UNICEF.
Fontes: www.google.com.br (poa e wilkpedia)