Estréia nesta quinta-feira o Programa Cidade Educadora

06 de jun de 2006 - dev

Estréia nesta quinta-feira (8), o Programa Cidade Educadora, que será exibido entre 10h e 11h, nos sites www.cms.salvador.ba.gov.br e www.smec.salvador.ba.gov.br, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e Cultura e a Câmara Municipal do Salvador. Com isso, a cidade ganha um programa de TV voltado para a educação. Cidade Educadora também será exibido no canal 20, da NET, às quintas-feiras, entre 15h e 16h. O lançamento da iniciativa foi realizado hoje (06), às 11 horas, no Salão Nobre da Presidência da Câmara Municipal.

Na ocasião, o secretário municipal de Educação e Cultura, Ney Campello, frisou que o Poder Legislativo é parceiro estratégico da Prefeitura Municipal de Salvador. “É importante utilizar as mídias como ferramenta de ampliação do diálogo da administração municipal com a sociedade acerca do nosso projeto por uma educação pública de qualidade e inclusiva”, ressalta.

Para o presidente da Câmara dos Vereadores, Valdenor Cardoso, esta é uma ação histórica, na medida em que a televisão vai discutir de forma pioneira as ações administrativas de caráter social. “Espero que esta parceria viabilize outros tipos de programações informativas, como as ligadas à saúde. A maior importância da TV Câmara tem sido a democratização tanto do Poder Legislativo com do Executivo”, afirma.

PROGRAMAÇÃO:

Na sua primeira exibição, ocorrerá uma palestra do secretário Ney Campello sobre a importância das novas tecnologias no processo de aprendizado da leitura. A Prefeitura, através da Secretaria, está implantando, desde o início da atual gestão, um programa de inclusão sócio-digital. A partir do processo da Matrícula Informatizada 2006, todas as 365 escolas da rede passaram a contar com computadores ligados à internet banda larga. Até dezembro de 2004, somente 56 escolas contavam com laboratórios de informática. Hoje, 146 unidades de ensino já possuem laboratórios de informática. E muitos deles atendem também as comunidades onde estão situadas as escolas. Desde cedo, a Secretaria já incorpora ao aprendizado de nossas crianças esta ferramenta tecnológica tão importante para o seu futuro como profissional.

Nas próximas edições do TV CIDADE EDUCADORA, os telespectadores poderão conferir também relevantes campanhas, como a Marcha Mundial Contra a Fome, um importante trabalho de conscientização do poder público e da sociedade civil organizada visando a erradicação da fome infantil no planeta. Em 21 de maio, mais de 400 cidades ao redor do mundo marcharam contra a fome. E, de acordo com a coordenadora da Marcha Mundial Contra a Fome para a América Latina, Marina Garcia Real, Salvador realizou a mais bela das marchas.

O programa também divulga projetos da Secretaria que estão revolucionando a educação pública, como o ensino da História da África e da Cultura afro-brasileira na rede municipal, uma ação pioneira no país. Segundo o prefeito João Henrique, Salvador está reescrevendo a história. Afinal, a história do nosso país sempre foi contada pela versão do colonizador.