O pequeno Uesley Calipso Barbosa, 5, não escondia o entusiasmo e a ansiedade de narrar a história da floresta e seus personagens. “Eu gosto de ler, de contar história e aprendi isso com minha mãe. O animal que mais gosto é o tigre, porque ele ruge muito forte” disse Uesley, empolgado após sua apresentação na Escola Municipal D. Eugênio de Araújo Sales, localizada no bairro de Periperi (GRE Subúrbio II). Na oportunidade, a gestão da unidade inaugurou o painel itinerante produzido pelos próprios alunos e também apresentaram a horta da escola.
Para a mãe Jaqueline Barbosa de Jesus foi uma satisfação participar da atividade com o filho que é autista. “Fomos convidados a contar uma história através dos animais que as próprias crianças escolheram e pintaram. Uma atividade enriquecedora que promoveu o aprendizado e a interação. O processo de inclusão e o trabalho que a equipe escolar vem desempenhando é de grande valia para meu filho e todas as crianças com TEA”, comentou.
Com o tema “Cuidar e preservar o meio ambiente também é coisa de criança” a gestão escolar pretende conscientizar os alunos de que preservar o Planeta é tão necessário quanto cuidar da própria casa. “O projeto de Carlinhos Brown, Pertencimento Ambiental nos inspirou a desenvolver a nossa proposta. Além da contação de histórias, as crianças se fantasiaram e fizeram uma apresentação com a canção “Heróis do Futuro” do compositor e violonista, Toquinho. Escolhemos essa música porque fala do cuidado com os animais e com o Planeta”, disse a gestora da unidade, Cleusa Souza.
Conforme a professora e vice-diretora Luciana Rodriguez, com o retorno das aulas presenciais, a ideia da equipe pedagógica é despertar o interesse dos alunos pelas artes e suas vivências, estimular a participação delas na produção das atividades. “Já estávamos trabalhando com o tema meio ambiente desde as aulas remotas. Plantamos também uma horta onde eles tiveram a oportunidade de manusear a terra, regar as plantinhas e cuidar delas. É a oportunidade que estamos tendo de fechar com as atividades que já estávamos produzindo durante a pandemia”, explicou.