Estudantes abordam violência em peça teatral

10 de out de 2008 - dev

Nesta quinta-feira (09), os estudantes da Escola Municipal Zulmira Torres estrearam a peça teatral “Sofia” com apresentações nos turnos matutino, vespertino e noturno que aborda o tema violência, escolhido pelos próprios alunos.

Cerca de 500 pessoas assistiram ao espetáculo. Esta é a segunda montagem do grupo (a primeira foi “Os 3 Elementos”), usando esta temática. O professor de teatro Jorge Borges conta que o assunto é delicado e que foi abordado com muito cuidado e olhares atentos da direção e coordenação da escola, durante todo o processo de montagem da peça.

“Nós fizemos laboratórios estimulando as crianças a dramatizarem situações de violência. Foram selecionadas as histórias que eram mais próximas da realidade da criança e de suas comunidades. Elas mesmas elegeram as cenas que foram apresentadas”, conta o professor.

A peça traz uma reflexão sobre a necessidade do diálogo, da solidariedade, da amizade e do respeito ao outro. Depois de alguns conflitos, os personagens da peça teatral “Sofia” evoluem acreditando que o “caminho não leva à paz: a paz é o caminho”.

Depois dessa estréia, o grupo vai se apresentar em algumas unidades da rede municipal e outras instituições de ensino.