Estudantes assistem palestra sobre a trajetória dos povos africanos em território brasileiro

10 de nov de 2022 - Jornalismo

 

 

Cerca de 400 estudantes de escolas localizadas no Subúrbio Ferroviário participaram da palestra, “Que a nossa diferença, não faça a menor diferença”, ministrada pelo Prof. Natanael dos Santos. O evento realizado no Subúrbio 360, em Coutos, na quarta-feira (09), contou ainda com a participação o do Quinteto Liberdade, Liberdade.O tema abordado chama atenção da importância do Continente Africano para o desenvolvimento econômico, social e cultural, resultando na criação de referências que deslocam o negro do papel de escravo para o de escravizado e colonizador.

“Essa palestra tem a proposta de resgatar a autoestima e também a nossa supremacia, por que quando falo dos nossos cabelos e da pequena construção que é do mundo inteiro, que é nossa, quando a gente mostra que o negro não foi escravo, que na verdade foi escravizado pelo seu conhecimento, quando a gente fala das nossas roupas que deveríamos usar e usamos as roupas do colonizador, eu venho na proposta de empoderar, pois durante as minhas palestras eu não uso a palavra racismo, nem confronto e que sou Cristo por ser negro, pelo contrário, eu me sinto maravilhado por ser negro e passo isso para as crianças que estão nos assistindo e interagindo”,  destaca o professor Natanael.

A aluna Vitória Maria da Cruz Silva de Souza, estudante da Escola Municipal Hildete Bahia de Souza, disse que aprendeu muito com a palestra. “Extremamente explicativa, nos ensinou muitas coisas e contou a nossa história e com isso, pudemos entender e nos amarmos mais por  sermos negros ou começarmos a nos amarmos ainda mais”.

Para o aluno Kaiodê de Souza Andrade, estudante da Escola Municipal de Itacaranha Manuel Faustino, a forma dinâmica e aberta que a palestra foi conduzida ajudou na compreensão e reflexão sobre o tema abordado. “Hoje tivemos uma bela apresentação e um excelente bate papo, pois não vi como palestra e sim uma conversa aberta, pra mim foi perfeita, pois nunca tivemos uma atividade dessa e eu assim como os outros colegas, gostaríamos de voltar aqui de novo, para participar de mais bate papos interativos como esse que debata principalmente sobre a nossa raça, ouvir pessoas falarem bem sobre a gente foi maravilhoso”, ressaltou.