Estudantes comemoram Semana da Criança no Circo Bolshoi

09 de out de 2006 - dev

A semana que se comemora o Dia das Crianças foi comemorada de uma maneira bem divertida pelos alunos da rede municipal de ensino. Eles assistiram e apresentaram musicais, dança e malabarismo no Circo Mágico Bolshoi, localizado na Boca do Rio. O evento, além de homenagear as crianças, faz parte da Mostra de Talentos, promovida pela SMEC, em parceria com o Bolshoi, desde setembro. O projeto tem como objetivo descobrir na rede municipal de ensino talentos, como o de Jamile Menezes Bonfim, 10 anos, cursando a 4ª série na Escola São Braz, localizada em Plataforma, que apresentou, junto com os colegas, o musical infantil Os Saltimbancos, com a música “História de uma Gata”. A menina não se intimidou com a platéia formada por mais de 1200 pessoas, entre estudantes e professores, interpretando com entusiasmo.

Para a apresentação, foram selecionadas nove escolas da rede. Segundo o diretor da turnê da América Latina, Augusto Stevanovich, os talentos selecionados irão participar de um curso com professores russos, assim, poderão aprender toda arte circense. Ele afirma que quando os estudantes estiverem preparados poderão trabalhar em turnês internacionais. Stevanovich explica que o Bolshoi está produzindo a primeira Companhia de Circo do país, que se chamará Cirque Du Brasil. Esta companhia está reunindo adolescentes e jovens de baixa renda, que fazem parte de projetos sociais. “Queremos mostrar para os países europeus a arte do Brasil, a capoeira, a dança, o folclore. Mas, a nossa maior pretensão é dar uma chance a cada um desses garotos e garotas”, afirma.

O secretário municipal da educação e cultura, Ney Campello, aprovou a iniciativa da Mostra de Talentos na rede e afirmou que o circo é também um lugar onde as crianças podem aprender. “O circo é fundamental no desenvolvimento da criatividade do estudante e da imaginação. É como sonhar acordado, mas acima de tudo aprender de uma forma divertida e lúdica”, afirma.

Logo depois da apresentação aos estudantes, os artistas do Bolshoi coloriram ainda mais a tarde. “Tudo está perfeito. Não imaginei que o circo fosse tão bom”, afirmou Yasmin Souza Santos, 9 anos, cursando a 3ª série.